Tânia Tome, depois de durante vários anos, ter habituado os amantes da poesia com os seus showesias de cantar poesia, resolveu lançar a sua primeira obra-prima como resultado de um processo de amor e paixão pela escrita.
Para Tânia, o objectivo final de cada poema é algo subjectivo e tem muito a ver com ela e com o estado do espírito. Nos seus escritos traz aquilo que é a paixão e o sentimento pelo marido e o país que a viu nascer.
A poetiza que têm estado a embalar os corações com a sua maneira peculiar de declamar poesia cantando, tem sido alvo de vários convites para mostrar o seu charme na arte de recitar poemas em vários países como é o caso de Alemanha, Portugal e China onde para lá se deslocará brevemente.
Tânia Tome afirma reconhecer que teve influências de grandes poetas de forma consciente e inconsciente como é o caso de Craveirinha e de Mia Couto.
"Agarra-me o sol por trás" é composto por sessenta e oito poemas de amor e sentimentalismo. E neste momento, está sendo traduzido em espanhol e vai ser lançado também em Nicarágua.
Fonte: TIM
Data: 08/05/2010
http://www.tim.co.mz/por/Noticias/Nacional/Agarra-me-o-sol-por-tras