O filme é baseado no romance homónimo do escritor moçambicano Mia Couto
“Terra Sonâmbula”, baseado no romance homónimo do escritor moçambicano Mia Couto, realizado por Teresa Prata, venceu a primeira edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, FESTin, que termina hoje em Lisboa.
O filme narra a história de Muidinga, um menino que perde a memória e decide procurar a família durante a guerra civil em Moçambique.
“Kunta”, do realizador de São Tome e Príncipe, ngelo Torres, conquistou o prémio de melhor curta-metragem, eleito pelo voto popular.
O FESTin começou no dia 4 de Maio e exibiu mais de 40 produções em língua portuguesa. O objectivo é estreitar os vínculos culturais entre Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tome e Príncipe e Timor-Leste, os oito países de língua oficial portuguesa.
O certame, que no próximo ano será realizado no Brasil e em Moçambique, está incluído nos dias culturais que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) organiza. Trata-se de um fórum multilateral com sede em Lisboa, que reúne Portugal e suas antigas colónias.