Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: O NOSSO EUSÉBIO
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 16/05/2010 20:59

 

Por John Brewin
(Arquivo)


Mesmo com o recente aumento de Cristiano Ronaldo, Eusébio da Silva Ferreira continua a ser o filho favorito de Portugal, o jogador que levou à beira da final da Copa do Mundo em 1966 e que o homem que deu uma pequena nação crença na sua capacidade de competir. No Benfica, ele é reverenciado como o seu maior jogador, o homem cujos objetivos garantiu-lhes uma segunda Taça dos Campeões Europeus e inspirou o sucesso interno inigualável. Ninguém brilhou mais brilhante no Estádio da Luz original.


GettyImages
Eusébio deixa o campo em lágrimas depois da derrota na semi da Copa do Mundo de 1966.
A presença constante, sempre que Portugal e Sport Lisboa e Benfica (para dar-lhes o nome completo) estão no cenário internacional, continua a ser o rosto de ambos. Até a chegada de Luis Figo e Ronaldo em cena, ele era o futebol Português personificada.

Não só isso, ele é frequentemente descrito como o primeiro jogador a África é grande. Nascido em Lourenço Marques (actual Maputo) em Moçambique, Eusébio cresceram na colônia do Leste Africano de Portugal, então legalmente como uma grande parte de Portugal, Lisboa. Assim, quando seu talento adolescentes foram descobertos no local clube Sporting Clube de Lourenço Marques e ele começou a estrela do país na cidade velha capital, ele só poderia jogar por Portugal. própria equipe de Moçambique nacional nem sequer competir até depois da independência foi concedida em 1975. No entanto, Eusebio status como um pioneiro Africano tem sido questionada por alguns como um resultado da sua associação de 50 anos com Portugal e sua falta de interesse público no futebol Africano.

Na Europa, em um menor tempo de politicamente correto, quando os jogadores muito menos de origem Africano foram à vista, ele era conhecido como "The Black Pearl" ou, em alternativa, "A Pantera Negra". A segunda dessas alcunhas melhor descreve o seu estilo de jogo. Speed, truques, alimentação e astúcia fez dele um jogador temido pelas defesas em todo o mundo. Long-pulmão é executado e estrondosa explosão acabamento muitas vezes ele fez um ataque de um homem e, apesar da forte marcação que enfrentou ao longo de sua carreira, ele saqueou um incrível 319 gols em 313 jogos pelo seu clube e 41 gols em 64 jogos para Portugal.

Sua chegada no mundo do futebol veio quase por acaso. Em 1961, Bela Guttman, grande treinador húngaro do Benfica, iniciou uma conversa em sua barbearia local. Na cadeira ao lado dele passou a ser o treinador da equipe brasileira de turismo de São Paulo, que entusiasmados com um jovem futebolista tinha visto, enquanto na África. Um Guttman intrigado fez algumas perguntas e roubou o adolescente sob o olhar do Sporting de Lisboa, para quem clube moçambicano Eusébio foram alimentador de set-up, mesmo tendo de escondê-lo em uma vila de pescadores do Algarve até a costa era clara.

Se Guttman gostou de seu corte de cabelo ou não está perdido nas brumas do tempo, mas ele tinha feito a maior descoberta de uma carreira de treinador longa e distinta.

Eusébio fez sua estréia pela equipe nacional Português contra Luxemburgo, em 19 outubro de 1961, uma partida de seu país perdeu por 4-2, e na época da Copa do Mundo de 1966 foi em torno do atacante já tinha levado seu clube europeu e nacional para a dominação . Em seus primeiros cinco anos no clube, o Benfica só não conseguiu ganhar o campeonato em 1962 e adicionados à sua Taça dos Campeões Europeus ganha em 1961 por ganhá-lo no ano seguinte e, em seguida, tornando-se para a final em 1963 e 1965 também.

Em 1965, foi dada a honra de o Futebolista Europeu do Ano e em toda a década de 60 ele foi muitas vezes saudado como o segundo melhor jogador do mundo atrás de Pelé, um prémio elevado, considerando os nomes lendários da década. No entanto, foi a Copa de 1966 na Inglaterra, que consolidou a reputação como ele foi levado para o coração dos adeptos da casa para uma série de performances sublime.

Na fase de grupos, ele chegou mesmo a ameaçar a primazia de Pelé quando uma cinta emocionante em Goodison Park encerrou o reinado do Brasil, campeão em 1958 e 1962. As quartas-de-final, em seguida, viram um recorde de quatro golos da sua equipa recuar do abismo da derrota para o ver fora de uma equipa da Coreia do Norte que tinham estado a liderar por 3-0.

Wembley - a cena da derrota Benfica na Taça Europeia final de 1963 AC Milan - onde foi novamente o seu sonho morreu. Os anfitriões, com Bobby Charlton precisar estar em sua melhor forma, eram estreitas 01/02 vencedores como defensores da Inglaterra lutava para conter o poder de estrelas de Portugal. A pena convertida tipicamente 81 minutos viu defensores Alf Ramsey sofrer um tórrido últimos dez minutos antes de os anfitriões podiam passar. Outra pena em terceiro lugar no play-off vitória sobre a União Soviética teve seu registro torneio de nove gols, pousando-lhe o prêmio Golden Boot.

lágrimas de Eusébio at Wembley ele ganhou carinho Inglês e dentro de algumas semanas, ele teve sua própria figura de cera no Madame Tussauds. Os fãs também apreciaram o seu desportivismo depois de os jornais do dia seguinte, apresentou-lo retratado felicitar Bobby Charlton com um abraço. Que a natureza boa reapareceu em 1968 no mesmo estádio quando ele apertou a mão de Manchester United, Alex Stepney goleiro após sua famosa salvar ajudou a negar Benfica outra Taça dos Campeões Europeus.


GettyImages
Eusébio é uma lenda Português, tanto para o Benfica eo seu país.
Inglaterra, em 66 seria a sua última aparição no maior palco, porém, que Portugal não se classificou para as duas próximas Copas do Mundo, sua última aparição internacional que vem com um empate 2-2 com a Bulgária de qualificação em 1973.

Os pesares de 1966 iria irritar muito depois de sua aposentadoria. A Inglaterra tinha sido suposto viajar para Goodison para a semi-final até a decisão da Fifa para mover o jogo para Wembley. Tendo conquistado o coração do povo de Merseyside e depois de ser forçado a viajar para Londres em um trem a curto prazo, Eusébio continua a ressentir-se de um interruptor que sentiu deu o Inglês demasiado grande vantagem. "Se tivéssemos jogado em Liverpool, como devíamos, nós teríamos ganhado o jogo e chegou ao final. Não há nenhuma dúvida sobre isso", ele disse.

Lamenta, ele pode ter alguns, mas este homem afável, que se aposentou do futebol em 1978, após um período jogando no NASL futebol americano, continua a ser um bom embaixador para o seu clube, do país e do próprio jogo.

Duas vezes vencedor do Golden Boot da Europa (em 1968 e 1973), serviu para um Benfica glorioso 15 anos, marcando 46 gols na Europa, para eles, e abriu o caminho para o seu país ao longo de uma carreira internacional que durou 12 anos. Bom como sempre houve, os fãs de Portugal ainda admirar as realizações do maior jogador do seu país nunca - um verdadeiro pioneiro.

 

 

http://soccernet.espn.go.com/world-cup/columns/story?id=782129&cc=5739&ver=global



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados