A grande decisão deste domingo entre Espanha e Holanda, no estádio Soccer City, em Johannesburgo, deverá ser precedida por uma cerimônia de encerramento com música pop e canções tradicionais africanas. O show, com duração prevista de 27 minutos, começa às 18h30, e será estrelado pela colombiana Shakira, que canta a música-tema Waka Waka – em versão nova, como ela prometeu ontem, sábado. A outra atracção musical do espectáculo será o grupo vocal sul-africano Ladysmith Black Mambazo, que ficou conhecido internacionalmente ao gravar uma parceria com Paul Simon nos anos 1980.
“A cerimônia de encerramento será uma celebração da própria Copa, dos torcedores e do país”, prometeu o director artístico Derek Carstens neste sábado. “Vamos festejar as tradições do país, mas de uma forma contemporânea. Shakira será acompanhada de crianças sul-africanas e revelou que a sua apresentação será “uma homenagem à mulher africana”.
Shakira, que disse ter ficado “obcecada por futebol” em função da presença na Copa, vai torcer para a Espanha – elegeu David Villa e Piqué seus jogadores favoritos no torneio. Ela já tinha cantado no show da véspera da abertura, e permaneceu todo o mês no país. “Foi uma viagem inspiradora e estimulante”, contou. Shakira já tinha sido a intérprete do hit da Copa passada, na Alemanha. Na entrevista deste sábado, disse que espera ser convidada mais uma vez pela Fifa para cantar em 2014, no Brasil. “E se não for para cantar, com certeza vou para lá, nem que seja só para assistir aos jogos.” Depois de Shakira e Ladysmith Black Mambazo, começa o protocolo da finalíssima. O capitão da selecção italiana, Fabio Cannavaro, vai entrar em campo para levar a taça Fifa ao local por onde entram as finalistas. Devolvida pela última campeã à Fifa, a taça estará exposta à beira do relvado durante toda a decisão, esperando por um novo dono.
Fonte: Rádio Moçambique