07/08/2010
(Jogo de futebol entre Moçambique e Angola)
Os VII Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreram na cidade de Maputo, a capital de Moçambique, terminaram neste sábado, no estádio do Maxaquene, depois da confirmação da medalha de bronze aos anfitriões no torneio de futebol (0-0 diante da Guiné Bissau). Portugal obteve ouro deste torneio.
O Brasil foi o país que mais medalhas conquistou, num total de 28, dezoito dos quais de ouro. As delegações de São Tomé e Príncipe e Timor-Leste deixam a capital moçambicana sem nenhum troféu.
A cerimónia de encerramento ficou marcada com a descida de para-quedas bem como música ao vivo de grupos locais. Durante 10 dias, sete países (Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste) estiveram a disputar as medalhas do evento.
Governante moçambicano admite falhas mas considera positiva
No final do evento, o ministro moçambicano da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, disse a jornalistas que a sétima edição dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa correram de forma positiva, embora tenham existido algumas falhas com realce para os estádios.
Caetano referiu que as delegações apresentaram algumas preocupações aceitáveis, sobretudo em relação aos campos de futebol, cuja relva se revelava desnivelada.
"A intenção era criar bons momentos de interacção. Isso aconteceu ao longo dos dias em que a competição durou, por isso estamos todos de parabéns: organização e participantes", disse.
Realçou que este foi o grande ensaio para os Jogos Africanos, previstos para Setembro de 2011, com a envolvência de mais de 15 mil pessoas em 24 modalidades.
"Este foi um grande ensaio. Os erros estão identificados. Agora vamos trabalhar de forma pedagógica e técnica para que os jogos possam decorrer sem grandes sobressaltos", concluiu.
A parte final ficou marcada pelo festival de pirotecnia com duração de 15 minutos.
A oitava edição dos Jogos da CPLP será realizada em Portugal em 2012.
QUADRO DE HONRA DOS VII JOGOS DA CPLP
1º - Brasil 18 (Ouro); 9 (Prata); 1 (Bronze) – 28 (Total) 2º - Portugal – 9 (Ouro); 7 (Prata); 6 (Bronze) – 22 (Total) 3º - Angola – 3 (Ouro); 8 (Prata); 6 (Bronze) – 17 (Total) 4º - Moçambique – 1 (Ouro); 5 (Prata); 11 (Bronze) – 17 (Total) 5º - Guiné Bissau – 1 (Ouro); 2 (Prata); 3 (Bronze) – 6 (Total) 6º - Cabo Verde 2 (Bronze) 7º - ST Príncipe - 0 8º - Timor Leste - 0
|