Depois do VI Festival Nacional de Cultura, vem aí o Festival de Timbila
Estamos a passos largos para, uma vez mais, testemunharmos mais uma edição do Festival de Timbila denominado M’saho. Desta feita, a vila de Quissico, no distrito de Zavala, província de Inhambane, será palco, nos dias 28 e 29 deste mês, deste festival anual, a decorrer sob o lema “Unidade Nacional”. No evento, irão participar 15 orquestras de timbila, envolvendo 500 artistas, e espera-se que a festa seja assistida por mais 45 mil pessoas.
De acordo com o secretário-geral da Associação dos Amigos e Naturais de Zavala, (AMIZAVA), Rodrigues Mário, este evento constitui uma oportunidade de intercâmbio social, cultural, turístico, científico, artístico e económico para os diferentes operadores de Zavala e do país em geral. Para além de momentos de música, estão programados workshops, cujo propósito é a troca de experiências entre os timbileiros. “O festival M’saho é o momento de exaltação da timbila. Aliás, no âmbito da valorização da Timbila, a AMIZAVA instalou, em 2009, um centro cultural em Quissico, com vista à preservação deste património da humanidade.
Esta iniciativa é uma forma através da qual pretendemos que os mais jovens tenham acesso à bibliografia sobre a história da timbila, tomando em consideração que a associação têm uma enorme responsabilidade na elaboração de projectos socioeconómicos e sociais, para a revitalização do distrito de Zavala”, referiu.
Saliente-se que à AMIZAVA foi atribuído, em 2008, o selo “Made In Mozambique”.
http://opais.sapo.mz/index.php/cultura/82-cultura/8673-msaho-para-celebrar-a-unidade-nacional.html