Alguns segredos da medicina tradicional
31 de Agosto de 2010, 11:13
Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a medicina tradicional é o conjunto de práticas costumeiras tradicionais e, sendo esta a realidade, é chegada a altura de dar maior importancia à medicina tradicional. Por outro lado, o Ministério da Saúde juntou-se à medicina tradicional no sentido de trazer à saúde benefícios à população.
Segundo a vice-ministra da Saúde, Nazira Karimo, 70% da população moçambicana visita um curandeiro para questões de saúde. É a pensar nisso que as duas medicinas (convencional e tradicional) se juntam para melhorar as condições de saúde das populações.
Para que serve?
Muzo ya Wethy (Remédio da Lua)
Este remédio foi desenvolvido para crianças recém-nascidas. Feito à base de raízes, o remédio é de fácil preparação. Primeiro ferve-se as raízes durante 10 minutos e depois retira-se do lume. Deixa-se arrefecer e dá-se à criança três vezes ao dia com uma colher de chá.
Remédio da panelinha
Este remédio é ideal para cólicas dos bebés. Preparado à base de folhas secas e fácil de preparar. Coloca-se de molho numa panelinha e dá-se ao bebé duas vezes ao dia ou sempre que tiver sintomas de cólicas.
Pulseira da sorte
Estas pulseiras não só servem para dar sorte como também ajudam a minorar as dores em várias partes do corpo.
Carcaça de tartaruga
Para os curandeiros, esta carcaça representa os nossos antepassados. Ajuda a evocar os espíritos e o seu pó ajuda a tratar doenças de recém-nascidos.
SP
Sapo MZ
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1088990.html