Maputo: Polícia em alerta devido a possível ressurgimento de confrontos
05 de Setembro de 2010, 21:28
A polícia nacional está em alerta devido ao reaparecimento das mensagens enviadas de celulares a incentivar a retomada dos protestos amanhã, segunda-feira.
Embora a calma tenha prevalecido na capital Maputo, após a recente agitação, reapareceram as mensagens anónimas a incitar as pessoas a retomarem as manifestações de segunda-feira, dia 6 de Setembro, véspera de feriado do Dia da Vitória.
"Estamos preparados, em termos da força que está no terreno para controlar a situação. Continuaremos a monitorar a situação", disse Sílvia Mahumane, porta-voz da polícia de Maputo.
"A situação está calma agora. Não houve incidentes reportados relacionados com os tumultos", disse Mahumane.
Dez pessoas perderam a vida e mais de 400 ficaram feridas desde o início dos confrontos na quarta-feira.
"Amanhã vamos tomar medidas preventivas para que não sejamos pegos de surpresa quando a violência começar novamente", disse Américo Ubisse, que comanda a operação da Cruz Vermelha no país.
"Até hoje as equipas estão prontas", acrescentou.
No sábado, mercados e lojas ao redor da cidade reabriram pela primeira vez e as pessoas acorreram para se reabastecer com produtos alimentares.
Em 2008, houve motins similares onde seis pessoas foram mortas em protestos contra o aumento de tarifa de transporte público.