Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Jornalismo é um dos pilares de uma sociedade democrática
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 10/09/2010 22:16
O jornalista da RTP e escritor, José Rodrigues dos Santos, está em Maputo a convite da universidade A Politécnica que completa no sábado 15 anos de existência no nosso país.

Esta quinta-feira, o pivô da RTP teve um encontro informal com jornalistas moçambicanos que lhe colocaram algumas questões. Rodrigues dos Santos, depois de agradecer a presença de todos e de referir que “Moçambique é maningue nice”, afirmou que o conhecimento, fruto da educação, é a grande riqueza de qualquer país.

Para sustentar a sua tese fez uma comparação: “A Arábia Saudita, embora seja um país com muito petróleo, tem uma população que não sabe fazer nada. O Japão, ao invés, não tem nada, mas tem um grande conhecimento. Quando o petróleo acabar a Arábia Saudita irá ter dificuldade em se aguentar. Noto nos moçambicanos uma grande preocupação em relação à educação, percebem as dificuldades que possuem, que são grandes, mas só ter a noção que esse é o caminho é já bastante importante.”

Em relação ao ensino do jornalismo, Rodrigues dos Santos frisou que esta área não é diferente de outras nas nossas sociedades. “É muito importante que o jornalismo esteja desenvolvido, porque o jornalista é, muitas vezes, o porta-voz das pessoas. Quando entrevistamos um político não o fazemos para satisfazer a nossa curiosidade pessoal mas sim porque achamos que são perguntas que as pessoas fariam se tivessem essa oportunidade''.

E concluiu: “Nós, jornalistas, estamos, por isso, numa posição privilegiada. O jornalismo quando é livre e bem feito, só beneficia a sociedade porque uma coisa é um governo estar encostado a uma comunicação social que é acrítica e outra coisa é estar diante de jornalistas bem formados, incisivos, críticos, isso põe o governante a pensar duas vezes antes de estar olhar para o ar a coçar a barriga. Um bom jornalismo, tal como a justiça, é um pilar fundamental para o bom funcionamento das instituições democráticas.”

Em relação à liberdade de imprensa em Moçambique, Rodrigues dos Santos, embora tenha referido não ter seguido de perto os acontecimentos turbulentos da semana passada, mostrou-se bastante satisfeito com o nível da liberdade de imprensa no país, “bem mais aberta do que noutros Palop’s”. “Quando cheguei tive oportunidade de ler um pouco os jornais e de ver opiniões muito críticas em relação à actuação do governo.”

 


Cristóvão Araújo 

 

 

SAPO MZ


http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1091474.html



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados