Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Distúrbios em Moçambique devem-se à depreciação do Metical face ao Rand, conclui
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 14/09/2010 15:27
Distúrbios em Moçambique devem-se à depreciação do Metical face ao Rand, conclui instituto norte-americano

14/09/2010
Manifestacao-sergiocosta-3.jpeg
 

Os recentes motins em Moçambique poderiam ser atribuídos à depreciação da moeda local, o metical, em relação ao rand sul-africano, que provocou a subida dos preços de importação dos produtos provenientes da África do Sul, indicou segunda-feira um grupo de reflexão sobre a agricultura.

Segundo o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI), sediado em Washington D.C.(Estados Unidos), as recentes informações que atribuíram os motins ocorridos nos últimos dias em Moçambique aos preços do trigo são infundadas.

"O Governo aumentou os preços dos produtos de primeira necessidade e os artigos não alimentares para reflectir os custos elevados dos bens importados da África do Sul, principal fornecedora de Moçambique", declarou segunda-feira o IFPRI num comunicado.

Os preços de importação dos produtos alimentares tornaram-se cada vez mais elevados com a baixa do metical em relação ao rand sul-africano, na ordem de 21 porcento desde Janeiro de 2010 e de 47 porcento desde Setembro de 2009, revelou o grupo internacional de reflexão sobre a política alimentar.

O IFPRI declarou num relatório que as similitudes aparentes entre os aumentos dos preços do trigo e os preços dos produtos alimentares durante a crise de 2007 a 2008 são irreais.

Os distúrbios em Moçambique lembraram a crise alimentar de 2007-2008, quando mais de uma dezena de grandes produtores de bens alimentares foram detidos ao limitaram as exportações.

A decisão visava proteger os mercados locais numa altura em que os preços dos produtos de primeira necessidade aumentaram e as reservas de cereais a nível mundial atingiram o seu nível mais baixo, mas isto exerceu uma maior pressão sobre os bens de primeira necessidade.

A estabilidade do mercado mundial foi sacrificado pela política local e isto causou distúrbios em países privados de importações de produtos alimentares, explicou o IFPRI.


Fonte: Panapress


http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=5095&z=100



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados