O som de buzinas, no local onde a máquina trabalhava, anunciaram a façanha, enquanto parentes dos mineiros se abraçavam e choravam.
"Isto é muito forte, é um sentimento muito grande. Imagino o que meu irmão deve estar a sentir lá dentro", disse à AFP Gastón Henríquez, que esperava emocionado perto da entrada da mina.
"Estamos muito felizes, porque sofremos muito nesses dois meses. Esperamos que eles saiam logo para que possamos abraçá-los e levá-los para casa", afirmou por sua vez Wilson Ávalos, que tem dois irmãos presos na mina San José.
O ministro das Minas chileno, Laurence Golborne, confirmou a chegada da broca de perfuração até o local onde estão os mineiros presos mas advertiu que ainda resta muito trabalho a fazer.
"Ainda há um longo caminho a percorrer e precauções a serem tomadas ", indicou, acrescentando que os mineiros "estão muito tranquilos, mais tranquilos do que a imprensa".
"Hoje (sábado) às 08H05 da manhã, rompemos o nível de 622 metros", explicou Golborne, referindo-se ao momento em que a perfuradora T-130, uma das máquinas que trabalhava no resgate, completou a sua meta de perfuração e alcançou o ponto onde os mineiros estão.
"Tudo foi feito de maneira controlada, com uma câmera e com a ajuda dos mineiros, que iam indicando o caminho" ao operador da perfuradora, relatou. "Foram 33 dias de perfuração para resgatar 33 mineiros ", disse o ministro.
Concluída a escavação do duto, a máquina será desmontada. Em seguida, uma câmera de vídeo será introduzida para avaliar a situação das paredes do duto. Com esta informação, as equipas irão definir se o caminho será revestido com tubos metálicos ou se será apenas revestido parcialmente, explicou.
A data prevista para o início do resgate dos mineiros dependerá desta decisão.
"Vamos continuar a suspender as brocas o que vai levar umas seis horas, pelo menos. Depois, vamos introduzir uma câmera para verificar o duto com cuidado o que irá levar mais algumas horas", explicou Golborne, destacando que no fim do dia dará mais informações sobre como o trabalho prosseguirá.
Os mineiros ficaram presos, a 700 metros de profundidade, no dia 5 de Agosto, depois de um acidente que obstruiu o acesso à mina.
@AFP/SAPO Notícias