Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Perfuradora alcança mineiros chilenos
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 09/10/2010 15:51

Perfuradora alcança mineiros chilenos

09 de Outubro de 2010, 15:20

Uma das perfuradoras usadas para resgatar os 33 mineiros presos há mais de dois meses numa mina no norte do Chile chegou ao local onde estão os homens, provocando euforia nos familiares e operários que acompanham a operação.

O som de buzinas, no local onde a máquina trabalhava, anunciaram a façanha, enquanto parentes dos mineiros se abraçavam e choravam.

"Isto é muito forte, é um sentimento muito grande. Imagino o que meu irmão deve estar a sentir lá dentro", disse à AFP Gastón Henríquez, que esperava emocionado perto da entrada da mina.

"Estamos muito felizes, porque sofremos muito nesses dois meses. Esperamos que eles saiam logo para que possamos abraçá-los e levá-los para casa", afirmou por sua vez Wilson Ávalos, que tem dois irmãos presos na mina San José.

O ministro das Minas chileno, Laurence Golborne, confirmou a chegada da broca de perfuração até o local onde estão os mineiros presos mas advertiu que ainda resta muito trabalho a fazer.

"Ainda há um longo caminho a percorrer e precauções a serem tomadas ", indicou, acrescentando que os mineiros "estão muito tranquilos, mais tranquilos do que a imprensa".

"Hoje (sábado) às 08H05 da manhã, rompemos o nível de 622 metros", explicou Golborne, referindo-se ao momento em que a perfuradora T-130, uma das máquinas que trabalhava no resgate, completou a sua meta de perfuração e alcançou o ponto onde os mineiros estão.

"Tudo foi feito de maneira controlada, com uma câmera e com a ajuda dos mineiros, que iam indicando o caminho" ao operador da perfuradora, relatou. "Foram 33 dias de perfuração para resgatar 33 mineiros ", disse o ministro.

Concluída a escavação do duto, a máquina será desmontada. Em seguida, uma câmera de vídeo será introduzida para avaliar a situação das paredes do duto. Com esta informação, as equipas irão definir se o caminho será revestido com tubos metálicos ou se será apenas revestido parcialmente, explicou.

A data prevista para o início do resgate dos mineiros dependerá desta decisão.

"Vamos continuar a suspender as brocas o que vai levar umas seis horas, pelo menos. Depois, vamos introduzir uma câmera para verificar o duto com cuidado o que irá levar mais algumas horas", explicou Golborne, destacando que no fim do dia dará mais informações sobre como o trabalho prosseguirá.

Os mineiros ficaram presos, a 700 metros de profundidade, no dia 5 de Agosto, depois de um acidente que obstruiu o acesso à mina.

@AFP/SAPO Notícias

http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1097416.html



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados