12 de Outubro de 2010, 15:27
Moçambique ocupa o 22º lugar no Ranking sobre a Igualdade do Género do World Economic Forum. Em termos de países africanos, apenas o Lesoto e a África do Sul, estão melhor posicionados, em 8º e 12º lugar respectivamente.
O 22º lugar é uma posição que representa uma subida significativa para Moçambique que passou a constar do rankig em 2007, ano em que entrou para o 43º lugar. Entre o ano de entrada e a actualidade, o país subiu 21 lugares. No ano passado, 2009, Moçambique estava na 26ª posição.
Moçambique supera assim países como Austrália (23º), Portugal (32º), Áustria (37º) ou a França (46º), por exemplo.
Os bons resultados de Moçambique estão relacionados também com o contributo da mulher na economia enquanto força de trabalho, com o aumento da percentagem de mulheres no parlamento e com a maior inscrição de meninas no ensino secundário.
Aliás, a França e os EUA estão em posições delicadadas. Os franceses caíram para 46.º lugar, quando em 2009 estavam em 18.º, depois de o número de mulheres em posições governativas ter decrescido nos últimos 12 meses. E os Estados Unidos subiram para 19.º, quando antes estavam em 31.º, ficando assim no top 20 dos países com mais igualdade de género. Esta subida deveu-se ao acréscimo de mulheres em cargos de liderança na administração Obama.
Os países do Norte da Europa continuam a liderar o ranking. Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia seguidos da Nova Zelândia ocupam o Top 5 do ranking este ano. O estudo é realizado anualmente pelo World Economic Forum.
O relatório Gender Gap mostra uma forte relação entre a igualdade de género e a prosperidade do país/competitividade económica.
Nos últimos lugares estão a Costa do Marfim, o Iémen, Chade, Paquistão e Mali. Fazem parte do ranking 318 países.
SAPO MZ