Maputo, Moçambique, 13 Out - A linha de caminho-de-ferro entre Chipata, no leste da Zâmbia, e Machinji, no oeste do Malawi, foi concluída e inaugurada, passando a ser a rota mais curta entre a Zâmbia e o Oceano Índico, através do porto de Nacala, informou a agência noticiosa moçambicana AIM.
A inauguração da linha Chipata-Mchinji, descrita na região como um facto histórico, deverá dar um novo ímpeto ao comércio não só no Malawi, Moçambique e Zâmbia, mas em toda a região austral de África, ainda de acordo com a agência.
A AIM adiantou que esta linha de caminho-de-ferro deverá, em breve, ficar ligada à linha para o porto de Nacala, que apenas aguarda a conclusão do processo de recuperação.
A Zâmbia está actualmente dependente de uma rota muito longa para chegar a um porto e usa a linha de Tazara, na Tanzânia, que liga o país ao porto de Dar-es-Salam.
Nacala é um dos três portos moçambicanos de águas profundas (Beira e Maputo são os outros), que permitem acesso a navios de grande tonelagem com mercadorias para os países do interior do continente. (macauhub)
http://www.macauhub.com.mo/pt/news.php?ID=10292