19/10/2010
A Anadarko Moçambique confirmou uma nova descoberta de gás natural em 'offshore' na Bacia do Rovuma, a segunda na região, após a conclusão do furo 'barquentine' cuja descoberta foi reiniciada em Agosto último.
Este é o segundo de seis furos programados para testar os diversos prospectos de interesse identificados na área de concessão, após a primeira descoberta de gás em Fevereiro último.
Fonte do Ministério dos Recursos Minerais citada, hoje, pelo matutino 'Notícias', refere que as operações de abertura do furo atravessaram cerca de 110 metros de areias produtivas contendo gás natural, que atingiu a profundidade final de 5140 metros.
Os resultados do referido furo e o outro designado 'WQindjammer', segundo a mesma fonte, são muito encorajadores e indicativos da ocorrência de quantidades substanciais de gás natural, relançando a prospectividade da Bacia do Rovuma a nível do chamado Oligoceno e Paleoceno.
Após a conclusão deste furo, segundo a fonte, o navio sonda 'Belford Dolphin' procederá a abertura do próximo designado 'Lagosta'.
Moçambique tornou-se país apetecível ao investimento estrangeiro direccionado à pesquisa e prospecção de petróleo devido as suas potencialidades na área de hidrocarbonetos.
Actualmente, cerca de uma dezena de multinacionais petrolíferas estão envolvidas em actividades de pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos em Moçambique.
(RM/AIM)
|