O evento arranca próxima sexta-feira, com uma série de debates e palestras sobre a importância do uso sustentável das maravilhas turísticas e da natureza.
Pretende-se com este Festival promover ainda o intercâmbio cultural e desportivo entre os turistas nacionais, internacionais e a comunidade local, bem como incentivar a prática do turismo doméstico à escala provincial e nacional, ao mesmo tempo que se aborda a questão da promoção da província como destino turístico de eleição, dando, deste modo, a oportunidade às comunidades locais de desenvolver pequenos negócios.
O Festival de Tofo é um evento que inicialmente era realizado na praia do Tofo e que pela inconveniência de espaço actualmente se realiza na praia da Barra. Este festival consta de um conjunto de actividades desportivas, recreativas e culturais que culminam com um grandioso “show” musical. Este proporciona uma ocasião de intercâmbio cultural entre vários actores, nomeadamente a comunidade local, músicos locais, nacionais e internacionais e turistas. O mesmo constitui uma oportunidade para os agentes económicos publicitarem suas empresas, marcas, negócios e serviços.
O evento é realizado anualmente desde 2004 e arrasta consigo cada vez mais um número crescente de participantes, sendo que na sua quinta edição, realizada nos dias 17 e 18 de Novembro de 2008, participaram mais de 7000 espectadores, num espectáculo que contou com 36 músicos, sendo 15 locais, e os restantes nacionais e estrangeiros.
O principal grupo alvo do Festival de Tofo são turistas nacionais.
Uma das estratégias para a VI edição do festival é criar espaço para que os nacionais participem de forma activa no turismo, incentivando o desenvolvimento do turismo doméstico e reduzindo as assimetrias entre os segmentos nacional e internacional. Com a promoção deste festival também se vai desmestificar a ideia de que o turismo de Inhambane cinge-se apenas para a elite.
Uma série de actividades foram programadas entre as quais a ginástica massiva, actividades recreativas que irão envolver estudantes de diversos estabelecimentos de ensino no país.
Haverá igualmente futebol e voleibol de praia, exposição de artesanato, feira de gastronomia, desfile de moda, actuação de grupos culturais e ainda concursos sobre cultura geral.
Está programado um grandioso espectáculo musical com a participação de músicos locais e nacionais, designadamente a conceituada banda musical Os Ghorwane, os músicos Aly Faqui, Camal Givá, Magid Mussá, Júlia Duarte, António Marcos.
Da classe juvenil estão Mr. Bow, Edú, DJ Ardiles, Ta Basil e Miss Zav.
O agrupamento Mozzaca Banda é que irá acompanhar parte dos artistas que irão evoluir em palco, numa festa que terá o condão de exibir o humor.
Foram chamados os músicos locais Mr. Nandolas, Rainha Avelino, Isa Malate, Shsesman, Vitória, Jamor Jaz Band, Juliana de Sousa, Dany e Eldy, Leonel Wander Boss, Alcino Margarida e ainda Anibalzinho e Betinho.
Os Jassachi, Justiceiros e Centro Juvenil da Maxixe- Siyavuma fazem parte das bandas convidadas, incluindo os grupos culturais Timbila ta Venâncio, Macarrita da Liberdade 03, Xigubo de Morrumbene, Paquitas da Emília Daússe, Zorré de Jangamo, Grupo Ethu Kethu da Casa da Cultura, Irmãos Unidos de Morrumbene, Ngalanga de Inharrime, 12 de Agosto, Grupo da Emília Daússe, Barra Doze, Pouco Com Deus é Muito.
Irão marcar presença diversas personalidades do Governo provincial e ainda dos sectores do turismo, cultura, juventude e desportos, entre outros representantes de missões diplomáticas no país.
O investimento feito para a produção do evento é estimado em cerca de um milhão, cento e dezassete mil e quatrocentos meticais.