Pretende-se com o festival promover, sobretudo, o intercâmbio cultural e desportivo entre os turistas nacionais, internacionais e a comunidade. É ainda objectivo do evento incentivar a prática do turismo doméstico à escala provincial e nacional, ao mesmo tempo que se aborda a questão da promoção da província como destino turístico de eleição, dando, deste modo, oportunidade às comunidades de desenvolver pequenos negócios.
O festival compreende a realização de um espectáculo musical com a participação de músicos locais e nacionais, designadamente a conceituada banda musical os Ghorwane, os músicos Aly Faqui, Camal Givá, Magid Mussá, Júlia Duarte e António Marcos, parte dos quais naturais daquele ponto do país.
Da nova geração de cantores estarão Mr. Bow, Edú, DJ Ardiles, Ta Basil e Miss Zav.
Ao agrupamento Mozzaca Banda coube a responsabilidade de acompanhar parte dos artistas que irão evoluir em palco, numa festa que terá ainda o condão de exibir muito interlúdio vitaminado.
Em relação aos músicos locais, contar-se-á com a participação de nomes como o de Mr. Nandolas, Rainha Avelino, Isa Malate, Shsesman, Vitória, Jamor Jaz Band, Juliana de Sousa, entre outros. Os Jassachi, Justiceiros e Centro Juvenil da Maxixe-Siyavuma fazem parte das bandas convidadas, no que à música ligeira diz respeito.
Para completar a festa com a “nata da casa” exibir-se-ão os grupos de música e dança tradicional, como são os casos de Timbila ta Venâncio, Macarrita da Liberdade 03, Xigubo de Morrumbene, Paquitas da Emília Daússe, Zorré de Jangamo, Grupo Ethu Kethu da Casa da Cultura e Irmãos Unidos de Morrumbene.
O Festival de Tofo é um evento que inicialmente era realizado na praia do mesmo nome e que pela inconveniência de espaço actualmente se realiza na Praia da Barra.