Rio de Janeiro: Olha que coisa mais... feia (fotogaleria)
Momento histórico. Foi assim que as autoridades brasileiras classificaram a ocupação da Vila Cruzeiro, nos subúrbios do Rio de Janeiro, ontem à tarde. (Veja os vídeos da SIC no final do artigo)
Leonor Veiga (www.expresso.pt), com Lusa
13:00 Sexta feira, 26 de Novembro de 2010
As autoridades comemoraram a ocupação pela polícia da Vila Cruzeiro, nos subúrbios do Rio de Janeiro, no final da tarde de quinta-feira (hora local), como como um momento histórico.
"Posso dizer com 100 por cento de certeza que a Vila Cruzeiro é do Estado", afirmou o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, após o anúncio oficial de que o grupo de traficantes armados tinha fugido pela mata para favelas vizinhas no Complexo do Alemão.
"A Vila Cruzeiro é uma comunidade quase que intocável e hoje ela pertence ao Estado. O poder do Estado vai se fazer presente aonde for necessário", garantiu Rodrigo Oliveira.
"Oportunidade única"
Para o ativista de direitos humanos da organização não governamental Rio de Paz, a polícia do Rio de Janeiro está perante uma "oportunidade única de dar um golpe fatal no narcotráfico".
"A expetativa é geral que os dias do narcotráfico estejam contados", afirmou o presidente da ONG, o luso descendente António Carlos Costa, ao destacar a sua preocupação com possíveis violações de direitos humanos.
As ações de criminosos que horrorizaram muitos cariocas já provocaram 39 mortos desde o último domingo. Mais de 50 veículos foram incendiados.