“O actual cenário em volta de alojamento é bastante preocupante. Estamos todos engajados na produção de meios informativos através de vídeos, cartazes publicitários sobres as potencialidades da província e vamos usar os meios de comunicação social, para a promoção da imagem da província por formas a atrairmos mais investidores na área de turismo”, disse Funzano.
O director de Turismo, informou que foi criada uma comissão provincial de acompanhamento do desenvolvimento turístico constituída por quadros técnicos das direcções provinciais de Agricultura, Turismo, Indústria e Comércio, Pescas, Trabalho, Recursos Minerais e Energia e Obras Públicas e Habitação.
Tete possui actualmente, 40 estabelecimentos de restauração e bebidas, sendo 25 restaurantes, seis bares, três salas de danças, seis pastelarias e 38 estabelecimentos de alojamento com 577 quartos e 976 camas.
Estão em curso na província grandes projectos de construção de estâncias para o alojamento na cidade de Tete e em alguns distritos, a destacar Hotel VIP de quatro estrelas, com 122 quartos, 200 camas e uma sala de conferências, Hotel Park Inn também de quatro estrelas, com 118 quartos, 250 camas, uma sala de conferências e um condomínio de 44 casas; Hotel Panorama de 4 estrelas, com 160 quartos, 2300 camas, 2 salas de conferências e um condomínio de 37 casas.
Estão igualmente em construção nas áreas de Tchuma Tchatu, no distrito de Mágoè, situado na região nordeste da província de Tete, Mbadzi-Lodge com 3 estrelas, 22 quartos e 20 camas, Phanhame Lodge, de 3 estrelas, 4 quartos e 8 camas, Kamberambend de 3 estrelas, 22 quartos e 50 camas.
Ainda na cidade de Tete, estão na fase conclusiva, as obras do Hotel Fátima de 3 estrelas, com 64 quartos e 120 camas, 4 suites e um campo polivalente, Ceci Motel de 2 estrelas, com 20 quartos e 20 camas e a Pensão Quícalo de 2 estrelas, com 20 quartos e 30 camas.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1133651