"Aliás, este aparelho não era de transporte de passageiros"
Uma aeronave com matrícula americana - CESSNA 185 - despenhou-se, na província central de Tete, sábado passado, 4 de Dezembro. O Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) confirma a ocorrência e avança que se trata de um aparelho ligeiro de apenas quatro lugares, na altura com duas pessoas a bordo, as quais, segundo o director do IACM, Alberto Mabjaia, saíram ilesas.
Alberto Mabjaia explicou ao nosso jornal que se trata de uma aeronave americana que se encontrava em Moçambique no âmbito das actividades de controlo da fauna bravia. Aliás, este aparelho não era de transporte de passageiros. Foi requerida para exclusivamente fazer o controlo da fauna bravia, e na altura do sinistro estava em plena actividade de fiscalização.
Ainda não há informações detalhadas sobre as causas do acidente, mas presume-se que o mesmo tenha sido precipitado pelo mau tempo que se fazia sentir naquele dia. Mabjaia diz que o piloto da aeronave tentou aterrar de emergência devido aos ventos fortes que fustigavam o local, mas foi cair numa ilha chamada Camwandja, no distrito de Cahora Bassa.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»