Estádio Nacional do Zimpeto
Terminou o maior empreendimento desportivo construído de raiz no país desde 1975. Carlos Sousa, vice-ministro da Juventude e Desportos, recebeu a chave das mãos do embaixador da China
Depois de uma série de adiamentos, finalmente foi, ontem, entregue o Estádio Nacional do Zimpeto. O embaixador da China, em Moçambique, entregou a chave ao vice-ministro da Juventude e Desportos, Carlos de Sousa. Na altura da recepção da chave do maior empreendimento desportivo, construído de raiz desde a independência nacional, das mãos do embaixador da China em Moçambique, Huang Songfu, Carlos Sousa disse que este é um marco importante na história do país, numa altura em que todas as atenções estão viradas para a realização dos X Jogos Africanos. “Acabámos de testemunhar um dos maiores momentos. A entrega do Estádio Nacional do Zimpeto significa muito orgulho para o povo moçambicano e um grande passo para a concretização dos nossos objectivos na realização dos Jogos Africanos”, disse Sousa.
Já Huang Songfu, embaixador da China em Moçambique, disse que o momento de entrega, provisória, do Estádio marca os 35 anos de amizade e apoio em diferentes áreas, entre os dois povos, e reconheceu a batalha de combate à pobreza, que o governo moçambicano tem enfrentado.
E porque seria incontornável falar da inauguração de um Estádio Nacional sem falar do desporto-rei, Feizal Sidat, presidente da FMF, disse que já há selecções candidatas para o jogo da inauguração do mesmo. Botswana, Angola e Tanzania são os países que manifestaram interesse em participar na cerimónia da inauguração, a decorrer em Março próximo.
David Simango, presidente do Conselho Municipal de Maputo, disse que com o funcionamento do Estádio Nacional e da Vila Olímpica, a zona do Zimpeto, em Maputo, irá registar altos níveis de desenvolvimento.
Recorde-se que enquanto não é indicado o dia da inauguração oficial do Estádio Nacional do Zimpeto, ora prevista para Março próximo, o empreendimento estará sob gestão do Fundo para a Promoção Desportiva.
A Infra-estrutura
Baptizado com o nome de Estádio Nacional do Zimpeto esta é a maior infra-estrutura desportiva que o país construiu desde a independência nacional. As obras iniciaram em Outubro de 2008 e duraram 24 meses, dos 27 previsto pelo empreiteiro chinês.
Ocupa uma área de 41.987 metros quadrados. O Estádio tem capacidade para 42 mil pessoas, sendo 30 mil na bancada central sol e 10 na central sombra. Este espaço acolhe também 400 lugares VIP e 14 camarotes.
O majestoso Estádio Nacional possui ainda, na sua zona este, uma área para supermercados, sala de conferência, na parte oeste e lojas de conveniência, tudo isto no primeiro piso.
Esta infra-estrutura desportiva oferece, igualmente, 26 cabines para imprensa, 250 lugares com acesso à internet e telefone para comentadores desportivos. Conta, por outro lado, com uma sala de transmissão televisiva dos jogos com acesso à internet.
O rés-do-chão dispõe de duas salas vip reservadas à recepção de convidados especiais, para além de dois marcadores electrónicos, seis balneários, sendo quatro para atletas e os restantes dois para as equipas de arbitragem.
Na zona norte e no primeiro piso, o estádio oferece ainda uma pista de 74 metros quadrados para aquecimento de atletas.
Para a entrada e saída dos espectadores, o estádio está dotado de quatro portões de grandes dimensões, para além de uma pista de atletismo com 10 lugares.
http://opais.sapo.mz/index.php/desporto/74-desporto/11821-finalmente-foi-entregue-o-orgulho-dos-mocambicanos.html