Mandela, que ficou hospitalizado por três dias na semana passada, "passou uma noite descansada e tranquila (...) e reage bem ao tratamento", escreveu o vice-presidente Kgalema Motlanthe.
"Mas os médicos que o atendem estão preocupados com o número de visitantes", acrescentou Motlanthe, pedindo que se respeite "a intimidade e a dignidade" de Mandela.
Mandela recebeu alta na sexta-feira passada.
Nelson Mandela, que ocupou a presidência entre 1994 e 1999, passou 27 anos preso pelo regime de segregação do apartheid. Ao ser libertado, sua mensagem de reconciliação e não-violência conquistou o carinho e o respeito de seus compatriotas.
Desde que se retirou da vida política, em 2001, Mandela passou a aparecer cada vez menos em público. Foi visto pela última vez em julho do ano passado, com aspecto bastante frágil, em Johanesburgo, na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo organizada na África do Sul.
Em outubro, publicou "Conversas Comigo Mesmo", livro que compila documentos pessoais cuja promoção foi feita sem a participação do protagonista. Um mês depois, sua fundação lançou um apelo aos admiradores de Madiba que parassem de tentar entrar em contato com ele.
SAPO/AFP
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1125919.html