Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Piratas libertam barco sequestrado há 8 meses
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 3 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 01/02/2011 07:39

 

Piratas libertam barco sequestrado há 8 meses

A missão da União Europeia contra a Pirataria no Oceano Índico (ATALANTA) anunciou na última sexta-feira que os piratas somalis libertaram um navio pesqueiro com bandeira taiwanesa sequestrado em Maio de 2010 com 28 tripulantes a bordo, alguns dos quais de nacionalidade moçambicana. A agência noticiosa EFE, que divulgou a notícia, não fornece detalhes sobre as condições em que a embarcação foi liberta, nem sobre o estado de saúde dos tripulantes, mas confirma que estes receberam comida e água de um vaso de guerra norte-americano pouco antes de abandonar a costa da Somália para um destino entretanto não especificado.
Maputo, Terça-Feira, 1 de Fevereiro de 2011:: Notícias
 

Aquela agência de notícias cita um responsável da missão Atalanta a afirmar que apesar de não terem entrado em contacto directo com a tripulação do navio, os proprietários do mesmo confirmam ter recebido uma chamada telefónica dando conta que a embarcação tinha sido liberta do controlo dos piratas e que a embarcação já deixou as águas do litoral da Somália.

Segundo a EFE, além de moçambicanos, a tripulação do referido barco inclui cidadãos de origem chinesa, vietnamita e queniana.

De acordo com informações divulgadas pela missão Atalanta, actualmente a pirataria é uma rede criminosa bem organizada que prepara muito bem os seus ataques a embarcações mercantes, humanitárias, de pesca e de recreio, sendo responsável por avultadas perdas financeiras para as companhias marítimas e perigosa para as tripulações que são mantidas reféns, ameaçadas e, em casos mais dramáticos, executadas.

Entretanto, segundo a fonte, a tarefa da missão é dificultada por vários motivos, pois, por um lado, a detenção de piratas implica a cooperação de outros países no julgamento dos criminosos, o que nem sempre se verifica e, por outro, nem todos os navios que navegam naquelas águas informam a operação sobre os seus movimentos.

A 27 de Dezembro último, recorde-se, uma embarcação pesqueira moçambicana, o “Vega 5”, foi sequestrada por piratas quando se encontrava a navegar junto à costa do arquipélago de Bazaruto. Entre os 24 tripulantes do barco contavam-se 19 moçambicanos, três indonésios e dois espanhóis, para cuja libertação as autoridades dos três países ensaiaram várias tentativas, sem sucesso, sobretudo devido às cautelas que sempre tiveram de não agir de forma a agitar a situação, com receio de colocar em risco as vidas dos tripulantes.

Os últimos dados tornados públicos sobre esta embarcação davam conta que a mesma foi se juntar a outros 28 barcos sequestrados em diversos pontos e concentrados numa área controlada pelos piratas somalis, nas mãos de quem estavam pelo menos 664 reféns.

 

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1172355



Primer  Anterior  2 a 3 de 3  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 3 en el tema 
De: mariomarinho2 Enviado: 01/02/2011 13:43
.........Pessoalmente, repudio veementemente actos de pirataria.

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 3 en el tema 
De: isaantunes Enviado: 01/02/2011 21:44
Impressionante, neste caso, o barco navegava, junto ao Bazaruto, um verdadeiro paraíso, que não merecia ser profanado, assim!


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados