Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Poesia sobre Guerra Colonial é um imenso “património de sofrimento”
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 04/02/2011 10:13

Poesia sobre Guerra Colonial é um imenso “património de sofrimento”

Durante a Guerra Colonial houve uma “imensa produção poética”. Os poemas produzidos sobre o tema estão a ser estudados por investigadores do Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra no projecto “Poesia da Guerra Colonial”.



Lobo Antunes, Fernando Assis Pacheco ou Manuel Alegre são alguns dos autores que escreveram sobre a Guerra do Ultramar. Mas entre o espólio que está a ser reunido pelos investigadores do CES encontram-se também poemas escritos por militares, filhos e mulheres de ex-combatentes.


“Perante uma guerra sem nome, houve uma imensa produção poética de vários níveis”, explica ao SAPO Roberto Vecchi, investigador do CES. O projecto pretende criar um “património poético”. “O acervo cria aquilo que nós chamamos de um património de sofrimento da guerra”, nota o investigador.


Durante o estudo foram encontrados “um número altíssimo de poemas, de valor estético diferente e de histórias diferentes” que juntos formam uma memória “de um momento autobiográfico marcado por experiências novas, traumáticas ou não traumáticas”, conta.


“O estudo da poesia da guerra colonial consegue catalogar e mostrar para a sociedade que foi profunda esta experiência, que deixou muitos rastos e que a poesia é um depósito para estes rastos”, afirma Roberto Vecchi que também participa no projecto “Os Filhos da Guerra Colonial”.


O resultado mais visível deste projecto será uma antologia poética sobre a Guerra, a ser publicada ainda este ano.


CRÉDITOS: Os investigadores do projecto seleccionaram alguns poemas sobre a Guerra Colonial que podem ser ouvidos no vídeo. Os poemas são da autoria de Manuel Geraldo ("10 Farpas no medo", edições Plexo, 1973, p 27-28), Fiama Hasse Pais Brandão ("Obra Breve", 1991-Lisboa, Editorial Teorema Ldª., p. 25, 26), Fernando Assis Pacheco ("Musa Irregular", Lisboa: Assírio e Alvim, 2006, p 40) e António Teixeira Mota ("Luta Incessante", Espinho: Elefante Editores, 2005, p. 66). As fotografias do vídeo foram retiradas do site Imagem Digital, organizado por ex-combatentes. 


@Alice Barcellos

03 de Fevereiro de 2011



http://noticias.sapo.pt/especial/guerra_colonial/1127023.html


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados