08/02/2011
O fotógrafo brasileiro Marcelo Vigneron expõe o trabalho "Moçambique", no Sesi (Serviço Social da Indústria) de Birigui, São Paulo, até o dia 15. A exposição reúne 21 imagens que destacam peculiaridades do país africano e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h às 20h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.
O trabalho expõe detalhes de cidades, vilas e aldeias de duas províncias moçambicanas, Niassa e Tete, além de mostrar as construções e a essência do povo. As fotos, todas em preto e branco, também colocam em foco um país reconstruído no pós-guerra, que luta para se reerguer.
As imagens, realizadas em 1999, foram feitas com a intenção de documentar as ações da ONG humanitária portuguesa Leigos para o Desenvolvimento. O processo de assentamento das populações, deslocadas durante a guerra civil encerrada em 1992, é documentado pelo fotógrafo.
O fotógrafo Marcelo Vigneron é repórter fotográfico e tem formação em história pela Universidade de São Paulo. Começou a fotografar em 1986, em publicações na área de transporte e veículos.
Já trabalhou para as revistas VIP, Exame, 4 Rodas, Veja, Guia Rural e Arte & Decoração. No início da década de 90, mudou-se para Lisboa, onde foi editor de fotografia do Grupo Forum.
Desde esta época tem um profundo relacionamento com Portugal, que já o levou a realizar um ensaio fotográfico “Duas Áfricas”, em Moçambique, exposto no MIS de São Paulo em julho de 2000.
Actualmente vive e trabalha em São Paulo como free lancer... |