11/02/2011
“Recordações da Vovó Marta”, livro que narra um pouco da história da vida de Marta André Mbocota Guebuza, mãe do Presidente da República, foi lançado ontem em Maputo.
Numa cerimónia que contou com a presença do Presidente Guebuza e esposa, Maria da Luz, entre outras proeminentes figuras da vida política, económica e social do país, a obra escrita por Lina Magaia e apresentada por Nelson Saúte, conta a vivência de Vovó Marta, como é carinhosamente tratada, desde a sua infância passada quase toda ela em Maputo, o seu casamento, o nascimento dos filhos, a passagem por Nampula, o refúgio em Pessene, distrito da Moamba, entre outras memórias.
Nascida em Chonguene, província de Gaza, a 11 de Setembro de 1911 e que, aos quatro anos de idade, órfã de pais, viu-se obrigada a viver junto da família do tio, na então cidade de Lourenço Marques, mais concretamente em Ka Phulana (actual bairro da Polana Caniço).
Vovó Marta é reconhecida como uma mulher que soube contornar as adversidades da vida, protegendo a sua família, num país colonizado e desapossado da sua entidade.
A autora Lina Magaia diz-se governada pelo gosto de conversar com as pessoas mais idosas e com elas percorrer, com olhos de ver, “os andares da sociedade moçambicana”.
Aliás, segundo referiu a escritora no acto do lançamento do livro, a sua vontade é produzir obras que narram histórias e vivências de pessoas mais antigas, sendo que, além da Vovó Marta, tem uma outra obra da Vovó Joana Tembe, mulher que em Janeiro passado completou 110 anos de idade.
Com efeito, aproveitou a ocasião para pedir apoios com vista à edição desta obra.
O livro “Recordações da Vovó Marta” tem a chancela da JV Editores e foi co-patrocinado pelo BCI, no âmbito da sua responsabilidade social, em que privilegia o apoio à cultura e às artes moçambicanas.
Esta é a quarta obra de memórias editada pela JV Editores, sendo que as primeiras relatam a história da luta de libertação nacional.
Fonte: Notícias http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=7066&z=106 |