A unidade fabril está a ser instalada pela Social Function Celebrity Event, uma iniciativa lançada no ano passado e que está já a canalizar os suplementos nutricionais às crianças da Casa da Alegria, que acolhe menores vítimas de HIV/SIDA, no bairro de Hulene, arredores da cidade do Maputo.
Mário Santos, director da iniciativa, disse que enquanto a fábrica de Moamba não entra em funcionamento, eles continuarão a importar os suplementos nutricionais a partir da África do Sul.
A fábrica, em instalação na Moamba, terá capacidade para a produção de cerca de 400 refeições por dia.
A canalização de suplementos à Casa da Alegria e brevemente aos centros da Associação Reencontro, outra unidade de acolhimento de crianças infectadas pela pandemia, efectiva-se dentro do Projecto de Apoio à Prevenção de Doenças Degenerativas (PAPDD).
De acordo com Mário Santos, o projecto visa, entre outras, diminuir a incidência de desnutrição crónica em crianças dos zero aos cinco anos dos actuais 68 para 32 porcento, incrementar o consumo de suplementos em 70 porcento nos seropositivos e introduzir novos hábitos alimentares no sentido de melhorar a sua nutrição.
Falando concretamente da Casa da Alegria, o nosso interlocutor disse que antes do início da canalização de suplementos, aquela instituição registava mortes das crianças por má nutrição, facto já estancado.
A Social Function Celebrity Event desembolsa cerca de 6500 dólares norte-americanos para prover suplementos a pouco mais de 300 crianças da Casa da Alegria.
Quanto à Associação Reencontro, Mário Santos disse que o trabalho está ainda na fase embrionária, mas poderão assistir cerca de sete mil crianças.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1193910