Todos o procuram, mas alguns não sabem como lá chegar. Os jornalistas portugueses Teresa Cotrim e Pedro Curto lançaram um guia, completo, sobre o paraíso chamado, Moçambique.
Quando a Portugal Telecom abriu o seu portal, SAPO, em Moçambique convidou a jornalista, Teresa Cotrim, para vir para efectuar um trabalho sobre o país. Para a viagem Teresa Cotrim convidou Pedro Curto que apesar de ter nascido em Moçambique e de toda a sua família ser de cá, confessou que ‘quem realmente fez essa ligação tão forte foi a Teresa que me convenceu a ir de férias para Moçambique, apoia-la no trabalho que ela ia fazer para o SAPO MZ. Foi assim que surgiu a ideia de fazer um guia completo e em português, mas também aproveitamos para fazer documentários sobre Moçambique que vão passar na RTPN’.
Teresa Cotrim realça que se trata de um guia que envolveu bastante investigação: ‘Nós tivemos o cuidado de passar vários dias no arquivo histórico de Maputo a fazer um levantamento exaustivo a nível arquitectónico de todo o país e pedimos ajuda a um dos historiadores mais importantes do país, António Sopa’. Os autores do guia não se ficaram pelo arquivo, conhecer no terreno os locais que descrevem foi imprescindível.
Quando questionados sobre qual o local do nosso país mais gostaram a reposta foi: ‘Acho que é quase impossível dizer um’ disse Teresa Cortim. Para Pedro Curto a dificuldade também existe devido ‘à que o país tem diversas formas de fazer turismo, desde praia, passando pela aventura, ao descanso, o que é uma grande vantagem em relação à maioria dos países’. Outro ponto em que ambos concordam é na segurança que existe em todo Moçambique, o que permite que os turistas possam viajar de província em província com muita tranquilidade.