HISTÓRIA DA ESCOLA COMUNITÁRIA DE SANTA RITA XINAVANE
Vida da Escola
Vendo a necessidade urgente de “dar mais vida” aos alunos, oferecendo-lhe uma escola alegre, acolhedora, mas que acima de tudo lhes oferecesse condições de aprendizagem de pequenos ofícios e pudéssemos assim iniciá-los ao trabalho tendo como finalidade a auto-manutenção no futuro.
O Governo local, através do Ministério de Educação implantou o Plano Curricular do Ensino Básico onde incide nos mesmos objectivos.
A vida floresceu, com o apoio de voluntários da comunidade de Xinavanee o envolvimento dos Professores, respeitando o desejo do aluno por meio dos “círculos de interesse” está em funcionamento a aprendizagem de pequenos ofícios como: padaria, olaria, carpintaria, mecânica, cabeleireira, costura, pintura em tecido, bordado, tricô, croché, macramé, culinária, fabrico de blocos, artesanato em palha, informática, viola, jardinagem e horticultura.
Organizados em grupos, 2 vezes por semana, em horários extra-classe vivem esses momentos. Sentimos o interesse e a alegria dos alunos na aprendizagem pois devagar vem compreendida também a importância, para sua vida, como geração de rendimento, possibilidade de auto sustento.
CONCLUSÃO
A Caridade afectiva e efectiva que tanto insistiu e nos ensinou São Vicente, vamos tentando viver, na pobreza de nossas capacidades e forças, mas com um grande ardor apostólico. O exemplo de Santa Luísana formação da“Mestra de Escolas” no início da Companhia é nosso incentivo constante.
Sentimos com alegria crescer a consciência dos continuadores da acção Vicentina e como Família fazemos presença na Escola: FC, C.M., JUMAR, MISEVI, AIC o que vai fortalecendo as raízes do serviço dos Pobres aqui realizado.
A visita de Notre Mère Evelyne Franc traz-nos a coragem para continuar e nos abre o coração para maior Doação e Amor.
( texto da responsabilidade das Irmãs de Xinavane)
http://esccomstarita.blogs.sapo.mz/1487.html