Um estudo de um investigador da Universidade Nova de Lisboa estima que se um tsunami inundasse Lisboa durante o dia poderia atingir cerca de 400.000 pessoas, o dobro das que seriam afectadas com um desastre do género durante a noite.
De acordo com o trabalho, da autoria do investigador Sérgio Freire, do E-Geo – Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o número de pessoas potencialmente expostas a inundação por tsunami aumenta substancialmente do período noturno para o diurno, pois um número significativo de habitantes trabalha ou estuda em zonas de risco para inundações.
“O aumento de população potencialmente exposta da noite para o dia é particularmente significativo nas zonas de susceptibilidade elevada, correspondendo a um fator de aumento superior a 2,5 vezes”, indica uma nota da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
O trabalho foi efectuado num sistema de informação geográfica e baseado em dados do Censos 2001 e em outra informação cartográfica e estatística existente.
O estudo inédito, realizado em colaboração com um investigador do Instituto de Tecnologia da Áustria, será apresentado numa conferência internacional que decorre a partir de domingo e até dia 11 de maio no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
@Lusa