São mulheres moçambicanas e com algo em comum, são empreendedoras e donas do seu próprio negócio
Ester Cuambe, Sónia Muache e Yola, da Yola Mobílias foram as grandes vencedoras do concurso “1ª Gala da Mulher Empreendedora 2011”, organizada pela DK Eventos, numa cerimónia que teve lugar esta sexta-feira, dia 6, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
O nervosismo era visível nas seis empresárias que se inscreveram para o primeiro concurso de reconhecimento e distinção da mulher empresária moçambicana, mas apenas três levaram para casa o grande prémio.
Visivelmente feliz, a empresária Yola, propriétária da Yola Mobílias, afirmou que nunca teve intenção e nunca imaginou que o seu nome fosse uma das escolhidas, logo à primeira, como vencedora do prémio mulher empreendedora, mas confessa estar bastante feliz.
“É a primeira vez que participo numa iniciativa destas e a minha intenção era participar e nunca pensei levar o primeiro prémio para casa, confessou a empresária. “Mas quero dedicar este prémio aos meus funcionários, por serem eles a razão da nossa existência”, acrescentou Yola.
A Ministra da Mulher e Acção Social, Yolanda Cintura, mostrou-se igualmente muita satisfeita com a iniciativa da DK Eventos e afirmou que o governo apoia iniciativas destas, pois é uma forma de valorização e de reconhecimento do papel da mulher na sociedade.
“A mulher, e em especial a mulher moçambicana tem-se destacado cada vez mais na sociedade e tem dado provas da sua coragem, sacrifício e sucesso naquilo que faz. Portanto a minha mensagem serve de apelo a todas elas para um maior envolvimento em tudo para, deste modo, desenvolvermos o país e juntos combatermos a pobreza”, apelou a ministra.
Gastronomia, artesanato, móveis, artigos de decoração, prestação de serviços, foram algumas das exposições que se podiam apreciar.
“Sendo a mulher mãe, esposa, companheira, e hoje, responsável por uma boa parte da economia do país, a DK Eventos sentiu-se na responsabilidade de homenagear e reconhecer essas mulheres que muito fazem pelo país”, explicou o director executivo da DK Eventos, Kelver Matsinhe.
O evento contou com a presença de várias personalidades femininas do país, como a empresária e presidente da ECOSIDA, Natividade Bule, Presidente da Femme, Lectícia Klemens, representantes da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), entre outras.
Vários momentos culturais fizeram parte do evento, onde não faltou muita música com a Orquestra Filarmónica de Maputo, dança com as senhoras do grupo "Ka Maxaquene", Grupo das Pretas, declamação de poesia e outras.
O segundo e terceiro lugar foram entregues a Sónia Muache, empresária na àrea de imóveis e decoração e a Ester Cuambe da Botique Telma.
http://mulher.sapo.mz/actualidade/1-gala-da-mulher-empreendedora-29232-0.html