A jornalista moçambicana Conceição Queiroz, do canal português TVI, venceu o Prémio de Jornalismo Pela Diversidade Cultural, para além de ter sido a grande vencedora do Prémio de Jornalismo Novartis Oncology.
Conceição Queiroz concorreu ao lado de nomes dos outros dois canais generalistas portugueses, a RTP e a SIC e acabou por levar para casa o maior galardão, o do "Diálogo Intercultural".
A cerimónia decorreu na Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, numa sala repleta de ilustres personalidades.
A presidente o júri deste último concurso esteve o jornalista português Adelino Gomes. É a sétima vez que Queiroz vê as usas reportagens serem justamente distinguidas, sendo já uma das jornalistas mais premiadas da televisão portuguesa.
A distinção de Conceição Queiroz não passou despercebida e o Professor português Marcelo Rebelo de Sousa comentou no jornal da TVI os dois prémios que a jornalista arrecadou: "além de cristiano Ronaldo, um arraso também é Conceição Queiroz, com dois prémios nesta semana..."
Conceição é moçambicana, com um bisavô alemão, outro inglês, um avó indiano e outro português - o pai do seu pai - natural de Viana de Castelo.
Apesar da mistura, refere que se sente "africaníssima". OS seus prémios são sempre dedicados à memória da sua mãe. «A sua morte foi o meu 11 de Setembro», comenta.
SAPO
http://noticias.sapo.mz/vida/noticias/artigo/1154674.html