Arte no Parke | de 1 a 29 de Junho 2011
Entrada livre
Moz Cinema Independente
1 de Junho | 19h00
...KUXA KANEMA: Nascimento do Cinema
Margarida Cardoso, Portugal, 2005, 50’
A primeira acção cultural do governo moçambicano, logo após a independência, em 1975, foi a criação do Instituto Nacional de Cinema (INC). O novo presidente, Samora Machel, tinha especial consciência do poder da imagem e de como utilizá-la para construir uma nova nação socialista.
«Kuxa Kanema» quer dizer o nascimento do cinema e o seu objectivo era filmar a imagem do povo e devolvê-la ao povo. Mas hoje a República Popular de Moçambique passou a ser, simplesmente, República de Moçambique. Da grande empresa que foi o INC não sobra quase nada. Destruído por um fogo em 1991, só restam do edifício as salas e os corredores abandonados, onde alguns funcionários esperam pacientemente a reforma. Num anexo, apodrecem, esquecidas, as imagens que são o único testemunho dos onze primeiros anos de independência, os anos da revolução socialista.
VO: Português
8 e 15 de Junho | 19h00
Ficção - Blaxploitation:
Foi um movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970. A palavra é um portmanteau de black ("negro") e explotaition ("exploração"). Os filmes blaxploitation eram protagonizados e realizados por actores e directores negros e tinham como público alvo, principalmente, os negros norte-americanos. Actores/actrizes como Pam Grier que se consagraria em Coffy (1973) de Jack Hill e 18 anos depois, em Jackie Brown de Quentin Tarantino, Richard Roundtree de Shaft, o campeao de caratê Jim Kelly que contracenou com Bruce Lee em Enter the Dragon, se destacaram como os principais artistas deste género.
Shaft, dirigido por Gordon Parks lançado em 1971 com orçamento da MGM, foi o filme que mais se popularizou no género. Outros clássicos da blaxploitation também se destacaram, como Sweet Sweetback's Badaaass Song dirigido por Melvin Van Peebles em 1971, Superfly e Trouble Man, de 1972, Black Caesar, Coffy e Cleopatra Jones, de 1973, Black Belt Jones, Willie Dynamite e Foxy Brown, de 1974, Bucktown e Dolemite, de 1975, Black Samurai, de 1977, entre outros.
8 de Junho | 19h00
Do the Right Thing
Spke Lee, EUA, 1989, 120’
Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn, (lá também há um armazém cujos donos são coreanos). Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Sal é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee), um funcionário. Sal cultua decorar o seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada a sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o activista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e desentende-se com Sal por não existirem negros na "Parede da Fama" dele. Sal retruca dizendo que esta parede é só para ítalo-americanos e se Buggin' Out quer ver fotos dos "irmãos" que abra sua própria pizzaria.
Notando que não vê nenhum italiano para proteger Sal, Buggin passa o resto do dia tentando organizar um boicote contra a pizzaria. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que vai gerar vários problemas. Um desentendimento com Mookie o leva a enfrentar uma série de mal-entendidos, que resultam em pancadaria. A polícia chega ao local e acaba matando um dos fregueses, transformando a confusão em tragédia.
VO: Inglês | Legendas: Português
15 de Junho | 19h00
Jackie Brown
Quintin Tarantino, EUA, 1997, 154’
Jackie Brown, uma comissária de bordo, trafica dinheiro para os Estados Unidos a mando de Ordell Robbie, um traficante de armas. Quando Max Cherry, um agente de liberdade condicional, e Ray Nicolette, um agente policial, oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, ela decide enganar todos os envolvidos, conseguir a liberdade e ficar com a mala de dinheiro. Deste "jogo" participam ainda Louis Gara, um ex-presidiário, e Melanie, uma bela e ociosa loura.
VO: Inglês | Legendas: Português
22 e 25 de Junho | 19h00
Soberania
22 de Junho | 19h00
Condor
Roberto Mader, Brasil, 2007, 106’
Foi lançado em 1 de Maio, “Condor” , documentário de Roberto Mader que procura revelar a história da operação do mesmo nome que uniu as ditaduras de nosso Cone Sul para reprimir qualquer oposição ao regime.
VO: Espanhol | Legendas: Português
Celebrando a Independência Moçambicana
25 de Junho | 19h00
Filme Moçambicano : Isabel Noronha
VO: Português
Start no Parke
O Melhor do Funk, Afrobeat, Neo Soul, e Latino e Electronica com Electroh Domestik e Cherba e projecção de imagens.
29 de Junho | 18h00
Dark Room Gallery
Slide Show de design
Vídeo arte - Cherba
29 de Junho | 19h20
Chevolution – A história da fotografia mais reproduzida do mundo
Luis Lopez, Trisha Ziff, Mexico, 2008, 86’
No dia 5 de março de 1960, Che Guevara, um dos líderes da revolução cubana, participava de uma solenidade. O fotógrafo Alberto Korda tirou uma foto de Guevara no evento e nunca havia publicado a mesma. No final da década de 60, um editor italiano pediu permissão para publicar a foto.
Sem saber que anos depois, a fotografia iria se tornar um dos retratos mais famosos e influentes do mundo, indo parar em banners de protesto e até camisetas. A foto viria a ser usada, também, como publicidade na campanha de marketing de empresas diversas.
Dada a polémica, os diretores Trisha Ziff e Luis Lopez traçam a estranha jornada do retrato, passando de um símbolo revolucionário, para logo de anúncio publicitário, até se tornar um ícone de jovens que nem sabem quem é o homem. O filme conta com entrevistas com os actores Antonio Banderas e Gael Garcia Bernal, que já interpretaram Che Guevara no Cinema.
VO: Inglês
http://viajar.sapo.mz/cultura/artigo/790