Segundo o ministro dos Transportes e Comunicações
Paulo Zucula afirmou que está em curso a rectificação de alguns erros na linha, actividade que vai permitir até Setembro próximo a circulação de comboios e o consequente escoamento do carvão de Moatize.
A linha de Sena não estará pronta até Julho próximo, como inicialmente estava planificado, depois do primeiro adiamento motivado pelos erros técnicos detectados ao longo da ferrovia, que não permitem a circulação de comboios.
O ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, falando em entrevista ao “O País” aponta como o maior responsável do atraso - em cerca de dezoito meses do término das obras de reconstrução da linha de Sena – a concessionária RICON que não observou todas obrigações que constam dos cadernos de encargos.
Zucula explicou que em consequência desta situação, o governo viu-se obrigado a rescindir o contrato com o consórcio constituído pelas empresas de origem indiana, nomeadamente, RICON e IRCON. O responsável pelo pelouro dos Transportes e Comunicações avançou que o governo está em busca de outros parceiros para dar continuidade ao projecto de construção da linha de Sena.
http://opais.sapo.mz/index.php/economia/38-economia/14381-adiado-escoamento-do-carvao-de-moatize-pela-linha-de-sena.html