Exposição de Pintura Portuguesa e Moçambicana do Acervo do Instituto Camões em Maputo
Está patente ao público, na Galeria do Instituto Camões, até 25 de Junho, uma mostra de pintura portuguesa e moçambicana do acervo de arte do Instituto Camões-Centro Cultural Português em Maputo. ![](http://imgs.sapo.pt/viajar_mz/agenda/acervo%20arte%20agenda%20mz.jpg)
Este acervo é constituído por obras de artistas plásticos que expuseram no Instituto Camões na cidade de Maputo nos últimos 15 anos.
Para o Instituto Camões este acervo constitui, não só uma indelével memória dos momentos em que estas obras foram pela primeira vez apresentadas ao público, mas também se apresentam como uma montra permanente para a projecção nacional e internacional dos artistas.
Nesta exposição foram seleccionadas 15 obras de pintura (oito de autores moçambicanos e 7 de autores portugueses), sem obedecer a quaisquer critérios de natureza técnica ou artística, tendo apenas em mente a necessidade de regularmente divulgarmos e promovermos a obra e os artistas plásticos representados no nosso acervo.
São os seguintes os artistas representados na exposição: os moçambicanos Dito, Fornasini, Matchakhosa, Mucavele, Samate, Shikhani, Tomo, Zandamela, e os portugueses Ciro, Helena Liz, João Vicente, José Paiva, Júlio Resende, Luís Gomes, Teresa de Sena.
http://viajar.sapo.mz/cultura/artigo/825