![](http://multiply.com/mu/isaantunes/image/1/photos/upload/300x300/Tf8kMwooCIMAAAe-b6E1/Novo-Cine-06x11x625x230.jpg?et=S94lGq4STxgmhU55jslGuA&nmid=0)
Na cidade da Beira, após ser comprado pela edilidade
O cinema Novocine, localizado no centro da cidade da Beira, acaba de ser comprado pela autarquia local, que vai transformá-lo num centro cultural para a promoção da literatura, arte, teatro e ainda como auditório municipal.
A intenção fundamental do Conselho Municipal da Beira (CMB), segundo deu a conhecer ao “O País”, é passar o testemunho da cultura tradicional moçambicana dos mais velhos aos mais novos. “A gestão deste complexo vai de certeza requerer o envolvimento de pessoas com altos conhecimentos culturais, estamos a falar dos próprios artistas. Aliás, o que pretendemos é instalar aqui uma gestão autónoma que possa efectivamente rentabilizar a cultura moçambicana”, disse a edilidade.
A direcção de cultura do Município passará a funcionar no Novocine. “Pensamos também que os artistas residentes aqui na cidade da Beira devem, de forma activa, fazer parte do dia-a-dia deste futuro centro cultural, cujos custos para o seu uso serão extremamente baixos, ou seja, o CMB vai dispor, nesta casa, de todos os equipamentos necessários para ensaios dos artistas e realização de espectáculos. Caberá aos organizadores dos eventos apenas pequenas despesas”, garantiu a edilidade.
O Conselho Municipal da Beira adquiriu o cinema Novocine junto a Lusomundo, por um valor de 350 mil USD. Dados disponíveis indicam que o Lusomundo adquiriu o cinema há mais de três anos e agora decidiu vendê-lo.
Aquele município pretende, por outro lado, continuar a projectar filmes nesta histórica casa de cinema, contudo as suas pretensões estão dependentes de vários factores burocráticos, nomeadamente, a licença para tal.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
http://opais.sapo.mz/index.php/cultura/82-cultura/14713-novocine-vira-centro-cultural-municipal.html