Exposição de Pintura e Cerâmica, Verdades Ocultas, de Vítor de Sousa
Instituto Camões | de 14 de Julho a 30 de Julho
Inaugura-se na galeria deste Centro Cultural, no dia 14 de julho, às 18,00 horas, a exposição de
pintura e cerâmica Verdades Ocultas, pelo artista plástico Victor Sousa.
Victor Sousa nasceu em Maputo, em 1952. Frequentou cursos de Desenho Analítico e Publicitário, Desenho Mecânico, Desenho e Pintura, Cerâmica e Gravura. Estagiou no atelier de António Inverno (Pintura e Serigrafia) e foi professor de Arte na Escola de Artes Visuais em Maputo.
Usa várias modalidades para dar expressão à sua criatividade: gravura, pintura, desenho e cerâmica. Em 1982 fez a sua primeira exposição individual de gravura e pintura, no Núcleo de Arte em Maputo. Desde então, Victor Sousa participou em inúmeros workshops e exposições colectivas, sendo Verdades Ocultas a sua sétima individual.
Victor Sousa, artista multifacetado, apresenta nesta exposição um trabalho realizado entre 2009 e 2011, em cerâmica e pintura. Remete para o universo feminino, como não poderia deixar de ser. A mulher, nos trabalhos de Victor Sousa, é sempre objecto de representação. Ela é representada com uma carga expressiva e detentora de uma áurea festiva que revela sensibilidade e amoralidade. Nas pinturas, a presença da figura feminina identifica a preocupação com os valores étnicos, familiares, morais e religiosos.
A escultura, em Victor Sousa, é menos utilizada como meio de expressão, tendo normalmente a argila como matéria-prima. Nela, o artista faz a representação do “oculto”, isto é, a forma e os elementos nela incorporados sugerem-nos uma ligação com a espiritualidade. Esta é uma das possibilidades plásticas de que Victor Sousa faz uso na forma e nos materiais como meio de adquirir energias cósmicas, carregadas de significado místico, sem deixar de lado o seu carácter decorativo, afectivo e expressivo.»
(Jorge Dias, do catálogo da exposição).
Fonte: Instituto Camões em Moçambique