Em Angola “Este assunto é preocupante para o governo moçambicano, porque tem acontecido com alguma regularidade e há muitos cidadãos a queixarem-se de Angola, daí que esta é uma oportunidade para, em conjunto, aprofundarmos mais o assunto”, admitiu Baloi.
O ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse ontem, em Luanda, que o Governo vai revisitar a questão da emissão de vistos de entradas com a Angola, para se evitar o embaraço de repatriar cidadãos moçambicanos com vistos devidamente cedidos pelas autoridades angolanas.
O chefe da diplomacia moçambicana reagia, assim, ao repatriamento por parte das autoridades de migração angolanas de dois jornalistas moçambicanos que pretendiam entrar naquele país, para participar numa conferência organizada pelo centro local de Formação de Jornalistas.
Baloi disse ser “lamentável” que os jornalistas Joana Macie, do “Notícias”, e Manuel Cossa, do semanário “Magazine Independente”, tenham sido impedidos de entrar em Angola quando tinham vistos emitidos a partir de Luanda.
“Não tenho conhecimento de alguma vez um visto emitido em Angola ter sido posto em causa e, caso se fale de visto falso, estamos perante uma fraude. Portanto, há aqui qualquer coisa que não está bem e que precisa de ser clarificada”, disse Baloi.
Enquanto esta questão não estiver clarificada, Baloi apelou a todos os moçambicanos que pretendem visitar Angola para, transitoriamente, informarem a embaixada moçambicana naquele país, para se evitar este tipo de tratamento.
Refira-se que aos jornalistas moçambicanos nem sequer foi permitido manter contacto com os colegas com que viajaram para Luanda e muito menos com a Embaixada de Moçambique em Angola.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»