Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
noticiasdetete: Tete: Carvão mineral na rota da 2ª ponte
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 21/09/2011 08:16

 

 

Tete: Carvão mineral na rota da 2ª ponte

UMA forte camada rochosa de argelitos carbonosos e de carvão encontrada ao longo do solo atravessado pelo traçado da obra de construção da segunda ponte sobre o rio Zambeze, ligando o distrito de Moatize e o município da cidade de Tete, através da localidade de Benga e do Bairro Mphadue, está a abrandar o ritmo das obras daquela infraestrutura de grande engenharia, iniciadas em meados do ano passado, 2010.
Maputo, Quarta-Feira, 21 de Setembro de 2011:: Notícias
 
O Engº José Frutuoso, responsável do consórcio construtor da ponte, constituído pelas empresas portuguesas Mota-Engil, Soares da Costa e Opway, disse que o carvão mineral está a ser facilmente encontrado a uma profundidade de 16 metros na margem de Benga e ao longo do leito do rio entre 25 e 30 metros e do lado de Mpáduè e na cidade de Tete, a partir dos 36 metros em diante.

“No mundo até agora ainda não há uma história ou algumas fundações de pontes desta dimensão em solos desta natureza. Tivemos que envolver os melhores especialistas da matéria provenientes da Europa para prestarem a ajuda que nós necessitamos nesta matéria. Temos técnicos de grandes empresas especialistas nas fundações de renome mundial a trabalhar aqui e a obra começa finalmente a conhecer uma outra dinâmica” - disse José Frutuoso.

Aquele técnico referiu que neste momento uma plataforma ao longo das ilhas do rio já se encontra concluída para o apoio ao trabalho mesmo durante a subida do nível do caudal do rio durante a época chuvosa, situação que às vezes impede o ritmo dos trabalhos. O mesmo acontece em relação ao cais para os grandes batelões que transportarão equipamentos pesados para a obra.

No mesmo ritmo está a caminho de Tete um lote de equipamentos a serem usados na construção de estacas de maior dimensão que serão erguidas ao longo do rio e o outro equipamento especial para a construção de tabuleiro. Espera-se que as dimensões em termos de largura da nova ponte sejam as mesmas da Ponte Armando Guebuza, em Caia, na província de Sofala.

A nova ponte localiza-se a cerca de cinco quilómetros a jusante da actual Ponte Samora Machel. A infra-estrutura terá o comprimento de cerca de 715 metros e a largura total, incluindo passeios, de cerca de 14.80 metros.

O projecto da nova ponte de Tete sobre o rio Zambeze, na cidade de Tete, consiste na concepção e construção de uma infraestrutura composta por um viaduto de acesso e por uma ponte sobre o rio, bem como dos acessos imediatos em ambas as margens, numa extensão total de aproximadamente 15 quilómetros. A ponte, com cerca de 715 metros de comprimento, será construída através do método de avanços sucessivos e a partir dos pilares, com recurso a dois pares de carrinhos de avanço e o vão máximo terá cerca de 135 metros quadrados, explicou José Frutuoso.

Tete nos últimos anos está a conhecer um ritmo bastante acelerado de crescimento económico, sobretudo com a implantação de vários projectos, com maior destaque para a mineração, necessitando, por isso, urgentemente, de melhorar a rede de comunicação rodoviária, para garantir um desenvolvimento integrado e sustentável da região.

  • Bernardo Carlos

 

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1307122



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados