Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Matalane recordou-se do seu filho mor, Mestre Malangatana
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 05/01/2012 20:47

Matalane recordou-se do seu filho mor, Mestre Malangatana

05 de Janeiro de 2012, 15:27

A localidade de Matalane, no distrito de Marracuene, na Província do Maputo, esteve literalmente paralisada na manhã desta quinta-feira, 5 de Janeiro, para assinalar a passagem do primeiro aniversário da morte do filho mor desta zona do país e não só, o artista plástico Malangatana Valente Nguenya. 

Foram dezenas de pessoas entre familiares directos, vizinhos, amigos, agentes culturais e membros do governo que se fizeram presente neste ponto desde as primeiras horas da manhã, para assinalarem a passagem do primeiro ano da morte do pintor, acontecida em Portugal.

Numa cerimónia simples, marcada por um acto religioso, o presentes depositaram flores na campa do malograda, tendo este momento sido encabeçado pela esposa e filhos do mestre da cultura moçambicana.

Mais do que chorar a morte de Malangatana, esta homenagem serviu para que os populares de Matalane exaltassem a obra daquele que mudou a vida neste ponto do país. “A escola, o posto de saúde e a o centro cultural estão vivos e nós estamos eternamente gratos”, dizia o refrão de um dos cânticos apresentados pelos moradores na ocasião.


Por seu turno, Mutxine Nguenya, filho primogénito de Malangatana, disse que ao longo deste um ano em que o seu pais deixou de fazer parte do mundo dos vivos, a família apercebeu-se que o pintor “é uma figura que é amada em Moçambique e no estrangeiro, algo que ajudou a recordar e exaltar a sua obra ao longo deste um ano”.

O governo moçambicano esteve representado pelo Inspector do Ministério da Cultura, Arnaldo Bimbe, que enalteceu as várias acções realizadas ao longo do ano passado para exaltar a figura de Malangatana.

“Uma das marcas de que Malangatana continua vivo como se ele de facto continuasse entre nós são as obras como o carro a Italiana, as várias acções que tem acontecido, são a renovação constante da obra do pintor”, disse Bimbe.

Na ocasião Mutxinhe Nguenya revelou que várias acções culturais terão lugar este ano para recordar a obra de Malangatana.


Veja fotos da homenagem


Alfredo Lituri (Texto e Fotos)

SAPO MZ


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados