Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: GUEBUZA EM BLOEMFONTEIN NO CENTENÁRIO DO ANC
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 08/01/2012 15:34

Elias Samo Gudo, da AIM, em Bloemfontein, África do Sul

Bloemfontein (África do Sul), 07 Jan (AIM) – O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, chegou no início da tarde de hoje a cidade de Bloemfontein, capital da província de Free State, onde vai participar nas cerimónias centrais da celebração dos 100 anos do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul desde 1994.

Refira-se que o Presidente Guebuza participa na efeméride na qualidade de Chefe de Estado, a convite do seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma.

Na sua deslocação a Bloemfontein Guebuza faz-se acompanhar pelo vice-ministro dos negócios estrangeiros, Eduardo Koloma.

Enquanto isso, a Frelimo, partido no poder em Moçambique, faz-se representar no evento pela membro da Comissão Politica e Secretária do Comité Central para formação e quadros, Conceita Sortane.

Guebuza junta-se a outros Chefes de Estado do mundo inteiro convidados para testemunhar o evento.

O centenário será marcado pela ausência do antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela, anunciou sexta-feira o Secretário-geral do ANC, Gwede Mantashe.

Na ocasião, Mantashe, fez questão de frisar que o estado de espírito de Mandela, 94 anos de idade, “e’ bom, mas está muito, muito velho”.

Por isso, disse Mantashe, nestas circunstâncias não seria justo alguém esperar a presença daquele que e’ um dos maiores ícones da luta contra o regime segregacionista da África do Sul.

O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, também não estará presente nas festividades, tendo indicado para o efeito a sua vice, Joice Mujuru.

Actualmente, Mugabe encontra-se em gozo de férias num país do Extremo Oriente, segundo uma notícia veiculada na sexta-feira pelo jornal “Herald”.

As celebrações do centenário arrancaram na tarde de sexta-feira com um torneiro de golfe. As cerimónias prosseguem hoje, com um jantar de gala oferecido a todos os Chefes de Estado de Governo ou seus representantes e que terá lugar na Vista University, nos arredores da cidade de Bloemfontein. O jantar será precedido de 20 intervenções de vários dignitários presentes no evento.

Na noite de hoje também haverá um serviço religioso e vigília, na Igreja Metodista Wesleyana, em Bloemfontein, onde o ANC foi fundado a 8 de Janeiro de 2012.

O momento mais alto do evento terá lugar no domingo no Free State Stadium (Estádio de Feee State) e que deverá contar com a presença de 100.000 pessoas.

Para os membros e simpatizantes do ANC que não conseguirem entrar no Estádio, os mesmos poderão acompanhar o evento através de ecrãs gigantes que foram instalados no recinto exterior.

As celebrações do centenário do ANC vão prosseguir ao longo de todo o ano de 2012 em todas as províncias sul-africanas.

O regime do apartheid foi abolido em 1990, pelo antigo presidente Frederik de Klerk e que deu lugar as eleições gerais multipartidárias de 1994, e que conduziram Nelson Mandela ao poder.

Cerca de 3.000 agentes da polícia foram mobilizados de todas as províncias e que vão fazer operações conjuntas com o exército para garantir a segurança das festividades.
(AIM)
SG/

http://noticias.sapo.mz/aim/artigo/348707012012181231.html



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados