Porque hoje se assinala o Dia Internacional do Enfermeiro, o SAPO Saúde MZ recorda a vida de um homem que sempre se dedicou às causas humanitárias. De enfermeiro a estadista, a dedicação de Samora Machel sempre foi inspirada pela nobreza de servir os cidadãos moçambicanos.
“Rasto de um Cometa” é o título da obra em banda desenhada, tratando da vida e obra de Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique.
A obra pertence ao artista gráfico Justino Cardoso que descreve a vida de Samora Machel, como enfermeiro, guerrilheiro, estadista e igualmente os aliados naturais de Samora. O artista designa esses aliados de os Pana Africanos, os da Linha da Frente e os Não-Alinhados.
Contudo, com a obra, “Rasto de um Cometa”, Justino Cardoso, quer lembrar o papel desempenhado por Samora para o crescimento da Frelimo.
A exposição foi inaugurada pelo governador de Nampula, Felismino Tocoli, que considera como sendo importante que os artistas contribuam para a divulgação da história do homem que dirigiu o país.
O governo moçambicano proclamou 2011 como o ano Samora Machel, depois de em 2010, o ano ter sido dedicado ao Eduardo Mondlane, primeiro presidente da Frelimo, também conhecido como o obreiro da nação moçambicana.
A Exposição “Rasto de um Cometa”, circulou recentemente pelos distritos da província de Nampula.
12 de maio de 2011
Fonte: VOANews
http://saude.sapo.mz/actualidade/vida-de-samora-machel-em-banda-29487-0.html