Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: COMBOIO DE PASSAGEIROS VOLTA A LIGAR BEIRA A MOATIZE
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 04/02/2012 12:38

COMBOIO DE PASSAGEIROS VOLTA A LIGAR BEIRA A MOATIZE

 

04-02-2012 11:32:48


MAPUTO, 04 FEV (AIM)- O comboio de passageiros volta a circular terça-feira ao longo da linha de Sena, entre a cidade portuária da Beira, em Sofala, e a vila carbonífera de Moatize, na província de Tete, em Mocambique, num raio de 574 quilómetros. O facto vai ocorrer precisamente depois de 29 anos de uma completa paralisação devido ao conflito armado no país.

Com carruagens de 2ª e 3ª classes, consideradas suficientes para utentes, e equipadas de energia eléctrica, enquanto se finaliza a componente de fornecimento de água ao longo do trajecto, a locomotiva deverá partir da Beira todas as terças-feiras às 18.50 horas e atingir Moatize no dia seguinte ás 13.49 horas.

Depois de alguma manutenção rotineira no destino, o comboio volta a circular no sentido ascendente partindo de Moatize às 7.00 horas da quarta-feira com previsão de chegar à capital provincial de Sofala às 3.09 horas do dia seguinte.

Assim, o comboio de passageiros de emergência introduzido, semana passada, entre as estações ferroviárias de Sena e Moatize por corte da estrada provocado pelas enxurradas na zona de Sinjale, em Tete, fica cancelado.

A avaliar pela longa distância do trajecto, projecta-se ainda a reactivação de um vagão-restaurante já completamente reabilitado para permitir a venda de produtos alimentares, cujos serviços vão funcionar sob gestão de aluguer.

Falando ontem em exclusivo ao jornal “Noticias” de Maputo, o director-executivo da Empresa Pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique-Centro, Cândido Jone, enquadrou a actividade como cumprimento do programa do Governo na criação de condições condignas na livre circulação de pessoas e incremento das trocas comerciais ao longo de toda a região do vale do Zambeze, que engloba as províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia.

Jone que apelou os passageiros para conservarem as carruagens e valorizar o esforço empreendido pela sua instituição, acrescentou que um dos propósitos de financiamento do Executivo e parceiros internacionais na restauração física da linha de Sena, é de permitir o escoamento do carvão de Moatize, passageiros e mercadorias ao longo do trajecto.

O vale do Zambeze apresenta-se com alto potencial agrícola, pecuário, piscatório, incluindo mineração, esperando-se assim que reduzam, substancialmente, os anteriores transtornos que se verificavam no escoamento das peneiras de Moatize, o peixe de Mutarara, gergelim de Tambara, cabritos de Chemba, algodão de Caia, madeiras de Cheringoma e a mandioca de Muanza.

Entretanto, escreve ainda o jornal, o comboio de passageiros no trajecto Beira e ramal Inhamitanga-Marromeu vai continuar a circular normalmente nos respectivos sentidos ascendente e descendente aos sábados e domingos, segundo garantias dadas neste sentido por Cândido Jone.
(AIM)
FF

http://noticias.sapo.mz/aim/artigo/370704022012113248.html



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados