O estado do tempo, que na tarde de ontem abateu-se sobre norte de Gaza e sul de Manica e Sofala, é influenciado pela presença de uma crista de altas pressões na zona sul do país com ventos de sudoeste transportando ar marítimo frio, o que contribui para o aumento da nebulosidade, descida de temperatura e ocorrência de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM). Hoje prevê-se uma ligeira melhoria do tempo no Maputo, embora possa ainda ocorrer alguns aguaceiros fracos, que poderão intensificar-se nas províncias de Gaza e Inhambane.
Contudo, o cenário poderá complicar-se na região centro do país, onde o INAM prevê chuvas intensas e ventos fortes no extremo norte das províncias de Manica e Sofala, concretamente nos distritos de Macossa, Tambara, Marínguè e Chemba, bem como na parte sul da Zambézia em Mopeia, Nicoadala e Quelimane.
Sérgio Buque, chefe do Departamento de Análise e Previsão de Tempo no INAM, acrescentou que em consequência desta combinação, as temperaturas que até sábado eram extremamente altas no sul e centro do país vão baixar ligeiramente para a ordem de 28 a 32 graus Celsius.
Face à destruição das infra-estruturas provocada pelos fortes ventos, ontem centenas de cidadãos da província e cidade do Maputo e instituições afectadas, como a Electricidade de Moçambique (EDM) lançaram-se nas obras de reconstrução.
Quase todos os componentes das redes de transporte de energia eléctrica que haviam sido danificados em diversos pontos do Maputo foram repostos, mas a empresa, que pede compreensão aos clientes e público em geral, recomenda a suspensão de uso de equipamentos e aparelhagens sensíveis, uma vez que a corrente poderá oscilar.
A EDM aconselha ainda a todos os cidadãos para não tocarem nos cabos eléctricos derrubados e reportarem todas as anomalias que se registem no fornecimento da energia.
Alberto Banze, director da EDM na província do Maputo, disse ao “Notícias” a meio da tarde que o serviço tinha voltado ao normal, com todas as linhas de média tensão repostas, numa altura em que os técnicos já faziam reparações domésticas.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1371711