O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê que a tempestade tropical “Irina” entre para o continente pela costa sul da província meridional moçambicana de Inhambane, entre a cidade de Inhambane e o distrito de Zavala, no período entre a manhã e a tarde de sábado.
Os ventos provocados pelo 'Irina' deslocar-se-ão a uma velocidade superior a 130 quilómetros por hora, acompanhados de chuvas intensas, que vão afectar igualmente o litoral e o interior das províncias de Maputo e Gaza, região sul do país.
Segundo a fonte, as cidades de Inhambane e Maxixe, e Jangamo e Zavala na província costeira de Inhambane, apontadas pelo INAM como as de maior risco, serão afectadas por ventos máximos até 165 quilómetros e chuvas intensas (mais de 75 milímetros em 24 horas) a partir da tarde de sábado.
Todavia, o INAM continua a monitorar a evolução da situação em relação a tempestade tropical 'Irina' e aconselha as comunidades residentes nas zonas em risco a verificar a segurança dos objectos que possam ser arrebatados pelo vento, entre eles tectos, mobílias, vedações, andaimes, antenas e vasos.
As fábricas, segundo o INAM, devem iniciar os procedimentos de precaução e os trabalhadores que executam as suas actividades no mar devem verificar as amarrações das embarcações. As comunidades são também orientadas a escutar a rádio durante todo o dia.
(RM/AIM