A província de Tete é mais conhecida pelo seu calor e, mais recentemente pelas reservas de carvão que ali se encontram. Mas Tete tem muito mais para oferecer. A poucos quilómetros da capital da provínica, uma preciosidade espera o viajante: a ponte D. Ana. Construída em 1935, passa sobre o rio Zambeze e faz a ligação entre Tete e Sofala. A ponte D. Ana liga mais concretamente as cidades de Vila de Sena e Mutarara, ligando efetivamente as duas metades do país.
Com uma extensão de 3750 metros, é a maior ponte ferroviária da África Austral. A ponte tem 102 pilares, sendo seis metálicos no viaduto do lado de Mutarara, 40 de betão armado na ponte principal, e outros 56 também metálicos na parte sul da planície de inundação do lado de Sena.
Recorde-se que a ponte foi destruída durante a guerra dos 16 anos, e depois reabilitada pelo governo norte-americano em 1995. Em 2006, a ponte D. Ana, que fora concebida para o trânsito ferroviário, dava lugar aos carros e, assim encerrou para obras até 2009 quando abriu regressando à sua primeira missão: ligar o país de este a oeste de comboio. Embora hoje a Ponte dê mais passagem ao carvão que vem de Moatize para chegar ao porto da Beira, também passageiros têm lugar nos comboios.
Texto: Marta Curto
Foto: Ivo Lourenço in Portal de Sena
http://viajar.sapo.mz/descobrir/artigo/912