A National Geographic divulgou as primeiras imagens captadas por James Cameron durante a sua primeira descida à Fossa das Marianas, localizada a 11 mil metros de profundidade.
“É um mundo totalmente alienígena.” Foi assim que James Cameron descreveu a paisagem que viu quando desceu à Fossa das Marianas, o lugar mais profundo do oceano.
A National Geographic lançou ontem as primeiras imagens captadas por James Cameron durante a sua primeira descida à “última fronteira do século XXI”, localizada a 11 mil metros de profundidade.
“Os animais que vivem lá estão adaptados à pressão extrema que existe a esta profundidade e à escuridão total”, explicou Cameron. “Geralmente são criaturas brancas, sem pigmentação na pele. Alguns têm olhos para captar a bioluminescência, outros simplesmente não têm olhos.”
O realizador referiu que ao ver uma paisagem tão inóspita no abismo do oceano, sentiu algo semelhante ao que Neil Armstrong deve ter sentido quando pisou a Lua. “É tudo muito lunar, um deserto, muito isolado. O meu sentimento era de completa solidão e isolamento do resto da humanidade. É como se tivesse viajado para outro planeta e regressado num único dia.”
A pressão é tão grande no fundo do oceano que o submersível comprimiu-se cerca de 8 centímetros. A esfera onde Cameron viajou também encolheu.
Com este mergulho, Cameron tornou-se o primeiro homem a viajar sozinho ao lugar mais profundo da Terra e o terceiro a vê-lo. Em 1960, desceram até ao local o suíço Jacques Piccard e o norte-americano Don Walsh, a bordo do batíscafo Trieste.
A National Geographic disponibilizou uma descrição da descida. Poderá também aceder às primeiras imagens da Fossa das Marianas aqui.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Fonte: http://www.nationalgeographic.com/, www.elmundo.es
Leituras adicionais:
Fossa das Marianas: James Cameron prepara-se para mergulhar no local mais profundo da Terra
Apresentado o Grande Inventário dos Oceanos
Promoções Naturlink e Clube Naturlink
Documentos recomendados:
A História da Evolução do Litoral Português nos Últimos Vinte Milénios
A CONQUISTA DO PLANETA AZUL: O INÍCIO DO RECONHECIMENTO DO OCEANO E DO MUNDO - 1ª Parte
http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Fossa-das-Marianas-Divulgadas-primeiras-imagens-capturadas-por-James-Cameron?bl=1