Descoberto jazigo de Níquel
Em Cabo Delgado acaba de ser descoberto o primeiro jazigo de Níquel: estima-se em mais de 20 milhões de toneladas daquele minério – revela uma pesquisa recentemente efecutada por uma empresa do ramo mineiro.
O jazigo daquele minério usado na indústria aeronáutica estende-se desde a zona de Muerite, no distrito de Montepuez, até Muthola, em Balama.
Os trabalhos de pesquisa do minério, no sul de Cabo Delgado, que decorrem há cerca de cinco anos, estão a cargo de Rovuma Resources, uma empresa estrangeira que já aplicou neste processo cerca de vinte e oito milhões de dólares norte-americanos, o equivalente a oitocentos e oito milhões de meticais.
Presentemente, decorrem trabalhos para a determinação da qualidade do Níquel descoberto, um dos principais aspectos na valorização do minério no mercado.
Mark Henrigt, chefe das operaçõões na Rovuma Resources, afirmou que o projecto de exploração do Níquel vai recrutar mão-de-obra local para trabalhos de prospecção e exploração, além do fornecimento de água à população circunvizinha e implantação de centro de saúde com capacidade para testagem e tratamento da malária.
A responsabilidade social da empresa inclui ainda a construção de uma estrada para dar acesso ao local e permitir o escoamento de produtos dos camponeses para a zona de comercialização.
As pesquisas e prospecção do minério que resultaram na descoberta de algumas variedades de pedras preciosas e ferro prosseguem, estando previsto para este ano a aplicação nesse processo de cerca de sete milhões de dólares americanos, o equivalente a cento e oitenta e nove milhões de meticais.
Actualmente, o projecto está a empregar cento e vinte e oito trabalhadores recrutados localmente, um número que poderá subir na fase de exploração que ainda não se sabe quando o início.
http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=1413%3Adescoberto-jazigo-de-niquel&catid=1%3Aultimas&Itemid=50