Sérgio Mabombo e Diaz Santana, actores do grupo teatral Lareira
No festival português PERIFERIAS.
Há dois actores moçambicanos que se exibiram em Portugal. Depois de sucessivas vezes terem participado em festivais no Brasil, eis que a primeira vez que escalam Portugal ganham um prémio. Sérgio Mabombo e Diaz Santana, actores do grupo teatral Lareira, estiveram a participar na primeira edição do festival PERIFERIAS em Portugal durante um mês.
O Lareira é o grupo que durante a sua apresentação no festival mais aplausos arrancou dos espectadores dos 12 grupos participantes e representantes de Brasil, Angola, Cabo-Verde, Guiné- Bissau e Portugal. A prestação do grupo fê-la merecer o Prémio Impacto num festival que o actor Diaz Santana considera ter sido “um mês de muito trabalho, de rica experiência e muito aprendizagem”.
A convite do grupo Chão de Oliva, o Lareira impressionou os portugueses com uma peça que, em 60 minutos, ganha sentido numa cena cujo conteúdo reporta a diferença abismal entre os que têm muito e os que nada têm.
A história corre entre os residentes de rua que, por vários motivos, abandonam as suas casas e terminam nas esquinas do grande Maputo, partilham diariamente restos de alimentos retirados dos contentores de lixo, à mistura com conversas às vezes sérias e outras, nem tanto...a banalização à mistura com humor que lhes esconde o sofrimento.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
http://opais.sapo.mz/index.php/cultura/82-cultura/19878-dois-mendigos-levam-premio-impacto.html