Presidente da Vale garante projectos de desenvolvimento em Tete
Qua, 18 de Abril de 2012 14:34
http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=1554%3Apresidente-da-vale-garante-projectos-de-desenvolvimento-em-tete&catid=100%3Aeconomia&Itemid=367
O Primeiro-Ministro Aires Ali reuniu-se esta terça-feira com Maurício Ferreira, presidente da empresa mineira Vale do Rio Doce, que explora o carvão mineral nas minas de Moatize, na província central de Tete, para avaliar aspectos relacionados com a evolução deste projecto.
No final do encontro, o director executivo da Vale, Galib Chaim, disse que se tratou de uma oportunidade para aquela empresa apresentar ao Governo de Moçambique as suas sugestões sobre o que se pretende realizar no decurso da implementação e evolução do projecto de exploração do carvão de Moatize.
“Os programas acordados estão a decorrer segundo o planificado pelos governos de Moçambique e do Brasil. Em Tete, programamos a execução de projectos de desenvolvimento da agricultura familiar, saúde, entre outros”, disse Galib Chaim.
No encontro, segundo a fonte, foi também abordado o projecto de expansão das actividades da Vale em Moatize visando duplicar a sua capacidade de produção para 22 milhões de toneladas de carvão por ano e a questão da construção da linha férrea que atravessa o Malawi até ao porto de Nacala.
Trata-se de projectos de grande envergadura e impacto social através da geração de milhares de postos de emprego, explicou Galib Chaim.
“Estamos a falar de um projecto que, como um todo, representa um investimento de milhões de dólares norte-americanos que segundo o projectado será inaugurado em 2014”, disse.
Sobre legislação do sector mineiro, Galib Chaim disse que a lei vigente tem sido bem usada e tem sido seguida por todas as empresas. Contudo, ele frisou que a Vale está empenhada em encontrar a melhor forma de contribuir para a elaboração da nova legislação, ora em processo de formulação.
(RM/AIM)