Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Guebuza exorta americanos a investir em Moçambique
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 19/04/2012 09:29

Guebuza exorta americanos a investir em Moçambique

 

Qui, 19 de Abril de 2012 02:07


.

 

 

O Presidente Armando Guebuza disse ontem a empresários norte-americanos e nacionais que investir em Moçambique “é lançar semente em terra fértil, generosa, que sabe retribuir o gesto”. O estadista falava na abertura do fórum de investimentos Moçambique- Estados Unidos, que decorre desde ontem até hoje em Maputo.


Com este evento pretende-se atrair investimento norte-americano para o país, assim como descobrir oportunidades de negócio para o empresariado nacional nos EUA.
 
Na ocasião, Guebuza deixou claro para os homens de negócio que vale a pena apostar no mercado moçambicano, tendo em conta que é porta de entrada para muitos países de hinterland, para além das actuais descobertas na área dos recursos minerais.
 
“Fazemos votos para que neste fórum despertem para as muitas potencialidades e oportunidades de negócio desta pérola do Índico”, referiu.
 
O Chefe de Estado apresentou como sectores de possível investimento norte-americano os de infra-estruturas, indústria ligeira e pesada; biocombustíveis, geração e transporte de energia hidroeléctrica, solar e eólica.
 
Por outro lado, Guebuza disse que Moçambique, para providenciar mais protecção aos direitos de propriedade dos investidores nacionais e estrangeiros, é signatário de acordos com 24 países do mundo, incluindo os Estados Unidos de América.

“Para além disso, como se aperceberão ao longo dos trabalhos deste fórum, oferecemos um vasto leque de benefícios fiscais, o que propicia um ambiente de negócios cada vez mais competitivo”, vincou.
 
No seu discurso, o Chefe de Estado realçou a cooperação existente entre os dois países, principalmente a ajuda que os norte-americanos têm dado em caso de calamidades, no desenvolvimento das pequenas e médias empresas, na educação, saúde e outras áreas.
 
Por sua vez, o ministro da Industria e Comércio, Armando Inroga, desafiou os empresários moçambicanos a alargarem as áreas de negócio. No seu entender, as exportações não devem se resumir apenas ao camarão, amêndoa do caju, algodão, açúcar e pedras preciosas.

“Esperamos descobrir outras oportunidades de negócio e investimento”, frisou.
 
A embaixadora dos Estados Unidos em Moçambique, Leslie Rowe, encorajou o empresariado do seu país a investir, principalmente nas áreas da agricultura, recursos minerais, turismo, energia e hotelaria.
 
“As oportunidades de negócio e investimento em Moçambique são intermináveis”, referiu.

Leslie disse que o seu país está a trabalhar na eliminação, cada vez mais, de barreiras, de modo a promover os investimentos e oportunidades de negócio.
 
“Nos últimos anos, testemunhamos uma economia moçambicana crescente. Por isso, organizamos esta conferência”, explicou.
 
TRÊS ÁREAS INTERESSAM A AMERICANOS
 
Segundo Rogério Manuel, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), os norte-americanos estão interessados em três áreas, nomeadamente energia, agricultura e recursos minerais.
 
De acordo com a fonte, em Moçambique existem muitas oportunidades de negócio e o que se quer são parceiros.
 
“Com este encontro pretendemos que os empresários conheçam as oportunidades. Acredito que sairão daqui muitas parcerias, propostas concretas”, disse.
 
(Com diariomoz.com)

http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=1573%3Aguebuza-exorta-americanos-a-investir-em-mocambique&catid=104%3Aafrica-austral&Itemid=374

 



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados